Investigações psicológicas no ciberespaço: desenvolvendo modelos preditivos sobre a adesão às crenças ufológicas

Autores

  • Marcos Emanoel Pereira Universidade federal da bahia

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v11i1.5167

Palavras-chave:

crenças, crenças compartilhadas, ufologia

Resumo

O objetivo do presente artigo procura é desenvolver, mediante o uso da regressão linear, modelos estatísticos capazes de isolar e avaliar o impacto de uma série de variáveis independentes – interesse pelo assunto, filiação a grupos ufológicos e grau de conhecimento – sobre o grau de adesão às crenças ufológicas e, em seguida, partir da modelagem de equação estrutural, elaborar modelos explicativos capazes de se ajustar aos dados obtidos em uma pesquisa empírica sobre as crenças ufológicas e os extraterrestres. Os resultados obtidos pela regressão linear indicaram que os modelos elaborados possuem um poder preditivo relativamente alto e uma qualidade bastante aceitável, a se considerar os índices de ajustamento da equação estrutural, que apresentaram valores bastante toleráveis para estudos conduzidos nos domínios das ciências comportamentais. Finalmente, foram apresentadas algumas implicações destes modelos para a pesquisa psicossocial sobre as crenças, em especial sobre as crenças ufológicas.

Palavras-chave: crenças; crenças compartilhadas; ufologia.

 

Biografia do Autor

Marcos Emanoel Pereira, Universidade federal da bahia

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Doutor em Psicologia pela UFRJ.

Downloads

Publicado

30-11-2007

Como Citar

Pereira, M. E. (2007). Investigações psicológicas no ciberespaço: desenvolvendo modelos preditivos sobre a adesão às crenças ufológicas. Interação Em Psicologia, 11(1). https://doi.org/10.5380/psi.v11i1.5167

Edição

Seção

Artigos