Investigações psicológicas no ciberespaço: desenvolvendo modelos preditivos sobre a adesão às crenças ufológicas
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v11i1.5167Palavras-chave:
crenças, crenças compartilhadas, ufologiaResumo
O objetivo do presente artigo procura é desenvolver, mediante o uso da regressão linear, modelos estatísticos capazes de isolar e avaliar o impacto de uma série de variáveis independentes – interesse pelo assunto, filiação a grupos ufológicos e grau de conhecimento – sobre o grau de adesão às crenças ufológicas e, em seguida, partir da modelagem de equação estrutural, elaborar modelos explicativos capazes de se ajustar aos dados obtidos em uma pesquisa empírica sobre as crenças ufológicas e os extraterrestres. Os resultados obtidos pela regressão linear indicaram que os modelos elaborados possuem um poder preditivo relativamente alto e uma qualidade bastante aceitável, a se considerar os índices de ajustamento da equação estrutural, que apresentaram valores bastante toleráveis para estudos conduzidos nos domínios das ciências comportamentais. Finalmente, foram apresentadas algumas implicações destes modelos para a pesquisa psicossocial sobre as crenças, em especial sobre as crenças ufológicas.
Palavras-chave: crenças; crenças compartilhadas; ufologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.