Estratégias que educadoras de creche afirmam utilizar para lidar com o choro dos bebês

Autores

  • Lígia Ebner Melchiori
  • Zélia Maria Mendes Biasoli Alves

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v8i1.3237

Palavras-chave:

creche, práticas educativas, educadoras

Resumo

 

O objetivo desse estudo é o de verificar a visão das educadoras de creche a respeito de como agem quando os bebês choram, se identificam a causa do choro e quais os motivos subjacentes que as levam a agir ou não. Vinte e uma educadoras de creche foram entrevistadas a respeito de cada um dos 90 bebês de 4 a 24 meses de idade, sob seus cuidados, segundo um roteiro semi-estruturado. Os resultados mostram que, com o aumento da idade, maior a proporção de bebês que chora pouco. O choro por necessidades primárias, na percepção das educadoras, tende a decrescer com o aumento da idade e, ao contrário, o choro por necessidades diversas tende a aumentar. As educadoras, na maioria das vezes, procuram eliminar a necessidade que causa o choro, priorizando o bem estar dos bebês. Discutem-se as práticas educativas das educadoras com os dados encontrados na literatura.

Palavras-chave: creche; práticas educativas; educadoras.

 

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Como Citar

Melchiori, L. E., & Alves, Z. M. M. B. (2004). Estratégias que educadoras de creche afirmam utilizar para lidar com o choro dos bebês. Interação Em Psicologia, 8(1). https://doi.org/10.5380/psi.v8i1.3237

Edição

Seção

Artigos