Percepção de Alunos Superdotados, Mães e Professores Acerca da Aceleração de Ensino

Autores

  • Renata Rodrigues Maia-Pinto
  • Denise de Souza Fleith Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v19i2.29744

Palavras-chave:

superdotação, aceleração de ensino, aluno superdotado

Resumo

O objetivo deste estudo exploratório foi investigar a percepção de alunos superdotados, do ensino
fundamental, submetidos a procedimentos de aceleração de ensino quando frequentavam a educação
infantil, suas mães e professores acerca dessa prática. Foram entrevistados 12 estudantes, 12 mães, 10
professores de salas de aula regular e cinco docentes que atuavam em um programa de atendimento a
alunos superdotados. Os resultados indicaram que a aceleração foi uma intervenção bem-sucedida
para os alunos, não acarretando perdas acadêmicas ou dificuldades socioemocionais nas séries
seguintes. Mães e alunos avaliaram positivamente a experiência de aceleração de ensino, ao passo que
os professores se posicionaram desfavoravelmente, embora não tenham identificado problemas
emocionais ou de desempenho escolar em seus alunos acelerados.

Biografia do Autor

Renata Rodrigues Maia-Pinto

Renata Rodrigues Maia-Pinto é pedagoga e doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília. Foi assessora técnica da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação, quando implementou e coordenou o Projeto de Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação-NAAH/S nos estados brasileiros e no Distrito Federal.

Denise de Souza Fleith, Universidade de Brasília

Denise de Souza Fleith é professora do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento da Universidade de Brasília, pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)e representante do Brasil no World Council for Gifted and Talented Children

Downloads

Publicado

11-10-2016

Como Citar

Maia-Pinto, R. R., & Fleith, D. de S. (2016). Percepção de Alunos Superdotados, Mães e Professores Acerca da Aceleração de Ensino. Interação Em Psicologia, 19(2). https://doi.org/10.5380/psi.v19i2.29744

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa