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Estratégias de Aprendizagem Empregadas por Estudantes Universitários

Manuela Ramos Caldas Lins

Resumo


 Buscou-se identificar evidências de validade de uma escala de estratégias de aprendizagem para universitários, bem como o repertório de estratégias utilizado por tais estudantes. Participaram 341 alunos, de ambos os sexos, matriculados em uma universidade pública, com idade média de 19 anos e 7 meses (DP = 1,8). Os resultados foram obtidos mediante a aplicação individual de uma escala de estratégias de aprendizagem e indicaram a presença de 4 fatores, capazes de explicar 35,02% da variabilidade da escala. O Alfa de Cronbach revelou índice de consistência interna aceitável (0,78). O teste t apontou diferenças quanto ao uso de estratégias no que concerne ao sexo dos alunos. Sugere-se que novos estudos sejam realizados visando aprofundar os resultados ora apresentados.


Palavras-chave


ensino superior; estratégias de aprendizagem; propriedades psicométricas

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v18i1.29543