Aprendizagem Rápida de Comportamento de Ouvinte por um Bebê

Autores

  • Naiara Minto de Sousa UFSCar
  • Carlos Barbosa Alves de Souza UFPA
  • Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v17i1.28205

Palavras-chave:

pareamento estímulo visual-estímulo auditivo, discriminação condicional, comportamento de ouvinte, pareamento ostensivo, bebê

Resumo

A exposição dos bebês à apresentação simultânea de um estímulo auditivo e um estímulo visual (pareamento estímulo visual-estímulo auditivo/PVA) ocorre no ambiente natural de interação verbal adulto-bebê. O objetivo deste experimento foi investigar a combinação dos procedimentos de PVA (fotografia-nome) e de matching-to-sample/MTS para a aprendizagem de comportamento de ouvinte por um bebê de 17 meses. A participante foi exposta ao PVA (fotografia-nome) e aprendeu doze relações nome-fotografia em tarefas de MTS. Pseudonomes de duas sílabas foram atribuídos a cada uma de doze fotografias de animais, organizadas em quatro conjuntos. Houve redução progressiva da quantidade de sessões de ensino para cada conjunto, indicando a efetividade da combinação dos dois procedimentos para a aprendizagem rápida de comportamento de ouvinte.

Biografia do Autor

Naiara Minto de Sousa, UFSCar

Graduada em Psicologia pela UFSCar (2006); mestre em Educação Especial pelo PPGEEs/UFSCar em 2009; doutoranda em Psicologia pelo PPGPsi/UFSCar. 

Estágio sanduíche do doutorado (FAPESP) de 6 meses de duração na Bangor University, UK (2011/2012).

Experiência em ensino de discriminações simples e condicionais a bebês de até dois anos em contexto experimental desde 2003.

Carlos Barbosa Alves de Souza, UFPA

Possui graduação e Mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1994 e 1997) e doutorado em Ciencias del Comportamiento pelo Centro de Estudios e Investigaciones en Comportamiento , Universidad de Guadalajara (2001). Atualmente é Professor Associado 1 da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Psicologia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: Aquisição de repertórios simbólicos e Análise conceitual em psicologia.

Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil, UFSCar

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pós-doutorado no Shriver Center for Mental Retardation da Massachusetts University Medical School, EUA. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de São Carlos, vinculada ao Departamento de Psicologia/CECH. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar e em Psicologia. Desenvolve trabalhos de pesquisa sobre o comportamento simbólico e seus pré-correntes em bebês e sobre a interação adulto-criança, criança-criança. É coordenadora do Incluir-Núcleo de Acessibilidade da UFSCar

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Publicado

12-11-2013

Como Citar

Sousa, N. M. de, Souza, C. B. A. de, & Gil, M. S. C. de A. (2013). Aprendizagem Rápida de Comportamento de Ouvinte por um Bebê. Interação Em Psicologia, 17(1). https://doi.org/10.5380/psi.v17i1.28205

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa