A influência de eventos antecedentes nos problemas de comportamento infantil: revisão de conceitos e aplicabilidade

Autores

  • Camila Carmo de Menezes Universidade Estadual de Londrina
  • Márcia Cristina Caserta Gon Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v15i2.21105

Palavras-chave:

análise funcional, eventos antecedentes, problemas de comportamento infantil

Resumo

 

 

Considerando o aumento no número de estudos aplicados realizados no exterior e a ausência de publicações brasileiras em Análise do Comportamento que relacionam eventos antecedentes a problemas comportamentais infantis, este artigo objetiva descrever: (1) os processos antecedentes em termos conceituais segundo B. F. Skinner e J. Michael e (2) a função que os eventos antecedentes podem adquirir na análise dos problemas de comportamento. Três pesquisas aplicadas que têm como foco de investigação a relação entre as varáveis antecedentes “atenção parental” e “dificuldade da tarefa” e o comportamento de desobediência são apresentadas. Os resultados destas pesquisas demonstram a manipulação de eventos antecedentes como uma alternativa eficaz que pode contribuir para a diminuição do uso de consequências aversivas no controle da desobediência infantil.

 

Palavras-chave: análise funcional; eventos antecedentes; problemas de comportamento infantil.

 

 

Biografia do Autor

Camila Carmo de Menezes, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina

Márcia Cristina Caserta Gon, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo- FFCL/RP

Professora Associada do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina

Docente do curso de Mestrado em Análise do Comportamento

 

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Como Citar

de Menezes, C. C., & Gon, M. C. C. (2011). A influência de eventos antecedentes nos problemas de comportamento infantil: revisão de conceitos e aplicabilidade. Interação Em Psicologia, 15(2). https://doi.org/10.5380/psi.v15i2.21105

Edição

Seção

Artigos