Meditação, bem-estar e a ciência psicológica: revisão de estudos empíricos

Autores

  • Carolina Baptista Menezes UFRGS
  • Débora Dalbosco Dell'Aglio
  • Lisiane Bizarro

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v15i2.20249

Palavras-chave:

meditação, bem-estar, relaxamento, mindfulness, autorregulação

Resumo

 

A meditação sentada e silenciosa pode ser descrita como um treinamento mental, o qual tem sido tradicionalmente associado ao bem-estar. O crescente interesse científico pela prática tem ajudado a demonstrar esta relação através de diferentes metodologias. Este trabalho objetiva discutir a interface entre alguns pressupostos da meditação e da ciência psicológica no que tange ao bem-estar, assim como resultados empíricos que parecem apoiar o efeito da prática sobre experiências emocionais positivas. O artigo também propõe que esta relação ocorre mediada por três processos psicológicos principais e interdependentes: relaxamento, metacognição/mindfulness e autorregulação. Discute-se que a investigação destes, assim como dos efeitos da meditação em geral, pode auxiliar na sua aplicação no campo da psicologia, assim como no desenvolvimento da ciência psicológica.

Palavras-chave: meditação; bem-estar; relaxamento; mindfulness; autorregulação.

Biografia do Autor

Carolina Baptista Menezes, UFRGS

Doutoranda em Psicologia pelo Laboratório de Psicologia Experimental, Neurociência e Comportamento (LPNeC), Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade, UFRGS

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Como Citar

Menezes, C. B., Dell’Aglio, D. D., & Bizarro, L. (2011). Meditação, bem-estar e a ciência psicológica: revisão de estudos empíricos. Interação Em Psicologia, 15(2). https://doi.org/10.5380/psi.v15i2.20249

Edição

Seção

Artigos