Morte repentina de genitores e luto infantil: uma revisão da literatura em periódicos científicos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v15i1.16992Palavras-chave:
luto, criança, morte repentinaResumo
Este artigo buscou revisar a literatura sobre luto infantil decorrente de morte repentina de genitores, publicada em periódicos científicos brasileiros, nos últimos quinze anos. Foram abordadas as consequências emocionais deste evento para na vida da criança e as diferentes abordagens psicoterápicas utilizadas. A busca nas bases de dados Index Psi, PsycINFO, Web of Science, Scopus, Medline, SciELO, Bireme e BVS-Psi resultou em 11 publicações em revistas brasileiras, sendo duas de autoria estrangeira. A análise dos artigos mostrou a relevância da comunicação aberta com a criança e a criação de um espaço de escuta e expressão dos sentimentos. Os resultados apontaram a relevância do atendimento psicoterapêutico à criança e aos seus cuidadores a fim de auxiliar a ambos no processo de elaboração da perda.
Palavras-chave: luto; criança; morte repentina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.