Open Journal Systems

Vivências acadêmicas em estudantes universitários do Estado do Rio de Janeiro

Adriana Benevides Soares, Thatiana Valory dos Santos Mello, Monique De Oliveira Moura Baldez

Resumo


Esta pesquisa buscou identificar e comparar as características da adaptação à universidade dos estudantes do ensino superior, nas seis mesorregiões do Estado do Rio de Janeiro. O instrumento, Questionário de Vivências Acadêmicas, foi aplicado em 500 estudantes. Encontrou-se, como principais resultados, que os estudantes da Região Metropolitana têm melhores escores no item “base para o curso”, que os alunos da Região Sul Fluminense apresentam maiores escores para os itens “relação com a família”, “autonomia pessoal”, “métodos de estudo”, “adaptação à instituição”, “gestão de recursos”, “autoconfiança”, “percepção de competência pessoal” e “ansiedade na realização de exames” e que os estudantes da Região Norte Fluminense tiveram melhor desempenho nos itens “bem estar físico”, “bem estar psicológico” e “relacionamento com os professores”.

 

Palavras-chave: experiências acadêmicas; mesorregiões do Rio de Janeiro; ensino superior; integração acadêmica.


Palavras-chave


experiências acadêmicas; mesorregiões do Rio de Janeiro; ensino superior; integração acadêmica

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v15i1.16049