Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista INTERAÇÃO EM PSICOLOGIA é vinculada ao Departamento de Psicologia da Universidade de Federal do Paraná. Editada desde 1997, tem periodicidade quadrimestral e publica artigos que constituam contribuições significativas e originais em qualquer área da Psicologia. Os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores e as opiniões e julgamentos neles emitidos não representam o posicionamento da Comissão Editorial.

O objetivo da revista Interação em Psicologia é tornar o conhecimento científico em Psicologia acessível à comunidade ampla e tem como público alvo acadêmicos, pesquisadores, professores e demais interessados nessa área do conhecimento. Para tanto, a revista Interação em Psicologia aceita para avaliação trabalhos sustentados em métodos científicos que apresentem contribuição significativa e original à área de conhecimento em que se inserem.

Os manuscritos devem apresentar justificativa quanto às escolhas teóricas e metodológicas, bem como demonstrar seus desfechos e contribuições de forma explícita. A revista não publica materiais didáticos, relatos breves de pesquisa e trabalhos que não demonstrem avanços significativos sobre o conhecimento existente.

 

Políticas de Seção

Relatos de Pesquisa

Artigos decorrentes de investigação baseada em dados empíricos (incluindo estudos originais ou replicações). De acordo com as boas práticas da ciência aberta, quando cabível, recomendamos a disponibilização de materiais complementares, como os dados originais, protocolos detalhados de coleta de dados, protocolos detalhados de análises estatísticas, códigos de programação, protocolos de pré-registro ou outros materiais que permitam replicação e reanálise dos resultados obtidos. A disponibilização desses dados é recomendada, mas não é obrigatória. Esse tipo de artigo está limitado a 25 páginas (incluindo título, resumo, referências e anexos).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisões Sistemáticas da Literatura

Artigos que apresentam análise abrangente e original da literatura, pertinente a um tema de interesse da Psicologia. Tais revisões deverão identificar lacunas, contradições, inconsistências ou relações ainda não identificadas na literatura, prescrevendo direcionamentos da produção científica a partir das características da literatura examinada, apresentando desfechos muito bem definidos. Serão aceitas apenas Revisões Sistemáticas da Literatura que tenham adotado integralmente as diretrizes PRISMA (http://www.prisma-statement.org). Revisões integrativas, narrativas, ou de outros tipos só serão aceitas a convite da equipe editorial. Esse tipo de artigo está limitado a 25 páginas (incluindo título, resumo, referências e anexos).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Estudos Teóricos ou Históricos

Essa seção destina-se a ensaios teóricos e relatos de pesquisa teórica ou histórica, considerando estudos aprofundados acerca de temáticas teoricamente relevantes, que não se restrinjam a revisão de literatura ou comentários sobre teorias. Esse tipo de estudo está limitado a 25 páginas (incluindo título, resumo, referências e anexos).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Estudos de Caso

Artigos que descrevem e avaliam intervenções profissionais realizadas com pessoas, grupos, instituições ou comunidades e que sejam de interesse para profissionais da Psicologia. A indicação da metodologia e das técnicas adotadas é fundamental para a avaliação da pertinência dessas contribuições. É importante que nesse tipo de texto sejam destacadas as inovações implementadas na intervenção e que seja apresentada avaliação dos resultados compatível com a intervenção. Esse tipo de artigo está limitado a 15 páginas (incluindo título, resumo, referências e anexos).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Uma vez recebido o manuscrito, ele passará por uma avaliação inicial quanto à adequação da submissão a todas as normas da revista. Caso alguma norma não seja atendida ou se o manuscrito não estiver dentro do escopo da revista, o artigo será rejeitado, a submissão será arquivada e os autores serão comunicados.

Se o manuscrito for aprovado nessa avaliação inicial, ele será designado a um dos editores associados que fará a tramitação da avaliação do artigo segundo o sistema de revisão cega por pares (Double Blind Review) com o apoio de pelo menos dois avaliadores ad hoc.

Os avaliadores emitirão pareceres sobre o manuscrito avaliado, incluindo uma indicação de qual encaminhamento deve ser dado ao artigo. Quando o editor associado receber o parecer dos avaliadores ad hoc ele emitirá uma decisão editorial que pode ser expressa em quatro diferentes conclusões:

a) Artigo aceito: O artigo será publicado na revista após os demais procedimentos editoriais necessários.

b) Revisões requeridas: O artigo poderá ser aceito desde que seja revisado de acordo com as recomendações do editor e dos avaliadores.

c) Submeter novamente para avaliação: O artigo poderá ser revisado de acordo com as recomendações do editor e dos avaliadores, mas depois de revisado passará por uma nova rodada de avaliação por pareceristas ad hoc.

d) Artigo recusado: Quando o editor entender que as mudanças necessárias para o aceite do manuscrito forem muito extensas ou se houver outros motivos que o editor considere pertinente o manuscrito não será publicado pela revista.

Casos de desacordo ou controvérsias serão discutidos entre os autores e a equipe editorial em busca da resolução de eventuais conflitos. Nesses casos as diretrizes da Commitee of Publication Ethics (COPE) serão seguidas, mas a decisão final caberá à equipe editorial da revista. 

Para obter informações sobre a formatação do artigo e a documentação a ser encaminhada, os autores devem acessar o documento disponível no link "Diretrizes para Autores".

 

Periodicidade

A revista Interação em Psicologia é uma revista quadrimestral. Os números são publicados em:

Número 1: Abril-Julho

Número 2: Agosto-Novembro

Número 3: Dezembro-Março

 

Política de Acesso Livre

A revista Interação em Psicologia é uma revista de acesso aberto, portanto, não são cobradas taxas de submissão, publicação ou acesso aos artigos publicados.

 

Formato de publicação

A revista Interação em Psicologia é publicada apenas on line.

 

IBDs (Indexadores ou Bases de Dados)

A Revista Interação em Psicologia está registrada nos seguintes IBDs (Indexadores ou Bases de Dados):

- CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades;

- DOAJ - Directory of Open Acess Journals;

- EBSCO;

- LATINDEX - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal;

- LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde;

- PSICODOC - Base de Datos de Psicología;

- ReBAP - Rede Brasileira de Bibliotecas da área de Psicologia;

- REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico;

- SCOPUS - Elsevier.

 

Políticas de ética e boas práticas

A revista Interação em Psicologia preza pelas boas práticas científicas. Portanto, sugerimos os seguintes cuidados na submissão dos manuscritos.

Caso o manuscrito se refira a uma pesquisa que envolva humanos ou animais, sugere-se que seja anexado parecer do comitê de ética pertinente no ato da submissão do manuscrito. Caso a pesquisa tenha sido realizada fora do país, a declaração de que os procedimentos éticos pertinentes foram seguidos (ver “carta de submissão”) é suficiente. No caso de pesquisas que envolvam animais, sugerimos fortemente que as orientações ARRIVE (https://www.nc3rs.org.uk/arrive-guidelines)sejam seguidas. Se o estudo incluir fotos ou outros materiais que identifiquem pessoas ou instituições, comprovações de que essas identificações foram permitidas devem ser apresentadas. 

Plágio acadêmico: Copiar um estudo ou parte dele, de outro autor ou mesmo de publicação própria, constitui plágio e é considerado uma prática inaceitável na publicação acadêmica. É responsabilidade dos autores garantir que não haja plágio nos seus artigos. A revista Interação em Psicologia frequentemente utiliza softwares de detecção de plágio para avaliação prévia dos artigos submetidos. Em caso de identificação ou suspeita de plágio por qualquer meio serão seguidos os procedimentos propostos pelo Commitee of Publication Ethics (COPE -   Plagiarism Flowchart).