Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista INTERAÇÃO EM PSICOLOGIA é vinculada ao Departamento de Psicologia da Universidade de Federal do Paraná. Editada desde 1997, tem periodicidade quadrimestral e publica artigos que constituam contribuições significativas e originais em qualquer área da Psicologia. Os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores e as opiniões e julgamentos neles emitidos não representam o posicionamento da Comissão Editorial.

A revista Interação em Psicologia é uma revista de acesso aberto, portanto, não são cobradas taxas de submissão, publicação ou acesso aos artigos publicados.

O objetivo da revista Interação em Psicologia é tornar o conhecimento científico em Psicologia acessível à comunidade ampla e tem como público alvo acadêmicos, pesquisadores, professores e demais interessados nessa área do conhecimento. 

 

Políticas de Seção

Estudos Teóricos ou Históricos

Artigos de análise de construtos teóricos ou pesquisa de cunho histórico. Esse tipo de estudo está limitado a 25 páginas (incluindo título, resumo, referências e anexos).

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Pesquisa

Artigos de investigação baseada em dados empíricos, utilizando metodologia científica. Esse tipo de artigo está limitado a 25 páginas (incluindo título, resumo, referências e anexos).

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisões Sistemáticas da Literatura

Artigos em que se apresente análise abrangente da literatura pertinente a um tema de interesse da psicologia identificando lacunas, contradições, inconsistências ou relações ainda não identificadas nessa literatura e prescrevendo direcionamentos de novas produções científicas a partir das características da literatura examinada. A revista Interação em Psicologia sugere fortemente que os autores desse tipo de artigo adotem integralmente as diretrizes do grupo PRISMA para revisões sistemáticas da literatura e meta-análises (http://www.prisma-statement.org). Esse tipo de artigo está limitado a 25 páginas (incluindo título, resumo, referências e anexos).

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Estudos de Caso

Artigos que descrevam e avaliem intervenções profissionais realizadas sobre pessoas, grupos, instituições ou comunidades e que sejam de interesse para profissionais da Psicologia. É importante que nesse tipo de texto sejam destacadas as inovações implementadas na intervenção e que seja apresentada avaliação dos resultados compatível com a intervenção. Esse tipo de artigo está limitado a 15 páginas (incluindo título, resumo, referências e anexos).

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Avaliações críticas de obras de relevância para a Psicologia que sugerem usos da obra avaliada e indicam potenciais problemas. Esse tipo de artigo está limitado a 5 páginas (incluindo título, referências e anexos).

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Uma vez recebido o manuscrito, ele passará por uma avaliação inicial quanto à adequação da submissão a todas as normas da revista. Caso alguma norma não seja atendida ou se o manuscrito não estiver dentro do escopo da revista, o artigo será rejeitado, a submissão será arquivada e os autores serão comunicados.

Se o manuscrito for aprovado nessa avaliação inicial, ele será designado a um dos editores associados que fará a tramitação da avaliação do artigo segundo o sistema de revisão cega por pares (Double Blind Review) com o apoio de pelo menos dois avaliadores ad hoc.

Os avaliadores emitirão pareceres sobre o manuscrito avaliado, incluindo uma indicação de qual encaminhamento deve ser dado ao artigo. Quando o editor associado receber o parecer dos avaliadores ad hoc ele emitirá uma decisão editorial que pode ser expressa em quatro diferentes conclusões:

a) Artigo aceito: O artigo será publicado na revista após os demais procedimentos editoriais necessários.

b) Revisões requeridas: O artigo poderá ser aceito desde que seja revisado de acordo com as recomendações do editor e dos avaliadores.

c) Submeter novamente para avaliação: O artigo poderá ser revisado de acordo com as recomendações do editor e dos avaliadores, mas depois de revisado passará por uma nova rodada de avaliação por pareceristas ad hoc.

d) Artigo recusado: Quando o editor entender que as mudanças necessárias para o aceite do manuscrito forem muito extensas ou se houver outros motivos que o editor considere pertinente o manuscrito não será publicado pela revista.

Casos de desacordo ou controvérsias serão discutidos entre os autores e a equipe editorial em busca da resolução de eventuais conflitos. Nesses casos as diretrizes da Commitee of Publication Ethics (COPE) serão seguidas, mas a decisão final caberá à equipe editorial da revista. 

Para obter informações sobre a formatação do artigo e a documentação a ser encaminhada, os autores devem acessar o documento disponível no link "Diretrizes para Autores".

Plágio acadêmico: Copiar um estudo ou parte dele, de outro autor ou mesmo de publicação própria, constitui plágio e é considerado uma prática inaceitável na publicação acadêmica. É responsabilidade dos autores garantir que não haja plágio nos seus artigos. A revista Interação em Psicologia frequentemente utiliza softwares de detecção de plágio para avaliação prévia dos artigos submetidos. Em caso de identificação ou suspeita de plágio por qualquer meio serão seguidos os procedimentos propostos pelo Commitee of Publication Ethics (COPE -   Plagiarism Flowchart).

 

Periodicidade

A revista Interação em Psicologia é uma revista quadrimestral. Os números são publicados em:

Número 1: Abril-Julho

Número 2: Agosto-Novembro

Número 3: Dezembro-Março

 

Formato de publicação

A revista Interação em Psicologia é publicada apenas on line.

 

IBDs (Indexadores ou Bases de Dados)

Interação em Psicologia está registrada nos seguintes IBDs (Indexadores ou Bases de Dados):

- CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanicades

- DOAJ - Directory of Open Acess Journals

- LATINDEX - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.

- LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde.

- PSICODOC - Base de Datos de Psicología.

- ReBAP - Rede Brasileira de Bibliotecas da área de Psicologia

- REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

 

- SCOPUS - Elsevier