Open Journal Systems

A DRAMATIZAÇÃO COMO RECURSO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM

Marcelle Aparecida de Barros, Cláudia Cristina Pereira Cyrillo

Resumo


Atualmente percebe-se que, cada vez, mais as abordagens tradicionais de ensino vêm se mostrando insuficientes para
responder a toda complexidade exigida para a formação profissional do enfermeiro. Assim, na busca de uma nova estratégia de ensino
pode-se destacar a dramatização. Trata-se de uma pesquisa descritiva e seccional de natureza quantitativa, quanto a opinião de 199
graduandos do primeiro ano do curso de enfermagem em relação a experiência de participar de uma dramatização realizada na disciplina
de História da Enfermagem e a importância desse recurso no processo de aprendizagem. Como instrumento de coleta de dados foi
utilizado um questionário individual, auto aplicável, com perguntas fechadas. Os resultados mostraram opiniões dos alunos favoráveis
à utilização da dramatização no processo ensino aprendizagem.

Palavras-chave


História da enfermagem; Educação em enfermagem; Estudantes de enfermagem; Psicodrama; History of the nursery; Education in nursery; Nursery’s student; Psychodrama; Historia de la enfermería; Educación en enfermería; Estudiantes de enfermería; Psicodrama

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v11i1.5956