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Diretrizes para Autores

Antes de submeter o artigo, solicitamos aos autores que realizem a leitura minuciosa das instruções para os autores disponibilizadas e realizem as adequações necessárias:

Checklist para submissão |PT|

Preparação do Manuscrito 

O artigo deverá destinar-se, exclusivamente, à Cogitare Enfermagem, não devendo ser submetido a outro periódico, será publicado na integra, obrigatoriamente em português e inglês, e espanhol.

O número máximo de autores está limitado a 7 (sete), solicitações de exceção serão analisadas pelo Editor chefe. Os autores são responsáveis por declarar conflitos de interesse, apoio financeiro, técnico, institucional ou pessoal, relacionados ao estudo; e por agradecimentos.

Formato de Envio dos Artigos  (template do artigo)

 FORMATO: “.doc”;

FOLHA: Tamanho A4;

MARGENS: 2,5 cm nas quatro margens;

FONTE: Times New Roman; fonte 12 (incluindo tabelas e referências). Para citação direta com mais de 3 linhas, utilizar fonte 10.

ITÁLICO: Somente para palavras ou expressões em idioma diferente do qual o artigo foi redigido ou em transliteração de depoimentos.

NOTAS DE RODAPÉ: a partir da segunda página, usar os seguintes símbolos e nesta sequência: †, ‡, §, ††, ‡‡, §§, †††, etc.

DEVERÀ TER:

  •  Título (somente no mesmo idioma do artigo)
  • Highlights
  • Resumo (somente no mesmo idioma do artigo)
  • Descritores (somente no mesmo idioma do artigo)
  • Introdução
  • Metodologia
  • Resultados
  • Discussão
  • Considerações finais/conclusão
  • Agradecimentos
  • Referências
  • Anexos

 FORMATAÇÃO DA ESTRUTURA DO ARTIGO

- O artigo não poderá ter a identificação dos autores, esta identificação deverá estar somente na página de identificação.

 As palavras “HIGHLIGHTS”, “RESUMO”, “DESCRITORES”, “INTRODUÇÃO”, “MÉTODO”, “RESULTADOS”, “DISCUSSÃO”, “CONSIDERAÇÕES FINAIS/CONCLUSÃO”, “REFERÊNCIAS” e demais que iniciam as seções do corpo do artigo devem ser digitadas em CAIXA ALTA, NEGRITO E ALINHADAS À ESQUERDA.

 TÍTULO - CAIXA ALTA, NEGRITO, ESPAÇAMENTO SIMPLES E CENTRALIZADO.

- Deve aparecer no mesmo idioma do artigo;

- Tem limite de 16 palavras;

  HIGHLIGHTS

- Esta etapa é destinada para que os autores identifiquem os Highlights ou, os principais resultados e conclusões do seu artigo. Portanto, devem ser elaboradas de três a quatro pequenas frases, com até 10 palavras em cada uma delas, que demonstrem a principal contribuição do estudo. Cada frase deverá ter no máximo 75 caracteres.

 RESUMO

- Incluir, de forma estruturada, informações de acordo com a categoria do artigo. Inclui: objetivo, método, resultados e conclusão.

- Texto limitado a 150 palavras, no idioma no qual o artigo foi redigido;

- Não poderá conter abreviaturas, nem siglas.

 DESCRITORES

- Apresentados imediatamente abaixo do resumo e no mesmo idioma deste, sendo a palavra “descritores” em: CAIXA ALTA E EM NEGRITO;

- Inserir 5 descritores, separando-os por ponto e vírgula, e a primeira letra de cada descritor em caixa alta;

- Os descritores devem identificar ou refletir os principais tópicos do artigo;

- Preferencialmente, as palavras utilizadas nos descritores não devem aparecer no título;

- Para determiná-los, consultar a lista de Descritores em Ciências da Saúde (DECS) → http://decs.bvs.br; lembrar de clicar em: “Descritor Exato”.

Também poderão ser utilizados descritores do Medical Subjetc Headings (MeSH) → www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html.

- Espaçamento simples entre linhas, conforme exemplo:

 Exemplo: DESCRITORES: Educação; Cuidados de enfermagem; Aprendizagem; Enfermagem; Ensino.

 INTRODUÇÃO

- Deverá conter justificativa, fundamentação teórica e objetivos. A justificativa deve definir claramente o problema, destacando sua importância, lacunas do conhecimento, e o referencial teórico utilizado quando aplicável.

 MÉTODO

- Deverá conter o método empregado, período e local em que foi desenvolvida a pesquisa, população/amostra, critérios de inclusão e de exclusão, fontes e instrumentos de coleta de dados, método de análise de dados.

- Para pesquisa que envolva seres humanos os autores deverão explicitar a observação de princípios éticos, em acordo com a legislação do país de origem do artigo, e informar o número do parecer de aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa de acordo com a legislação vigente.

- Ressalta-se a importância da inserção do Parecer do Comitê de Ética na sessão “documentação suplementar”, no ato da submissão do artigo.

RESULTADOS

- Informações limitadas aos resultados da pesquisa. O texto deve complementar informações contidas em ilustrações apresentadas, não repetindo os dados.

- Inserir sempre o valor de “n” e a porcentagem entre parênteses. Lembrando que n abaixo de 10 deverá estar escrito por extenso e igual ou acima de 10 deverá ser numérico.

Exemplo: “Dos 100 participantes, 15 (15%) referiram melhora do quadro e seis (6%) referiram piora”.

 DISCUSSÃO

- Apresentação de aspectos relevantes e interpretação dos dados obtidos. Relação e discussão com resultados de pesquisas, implicações e limitações do estudo. Não devem ser reapresentados dados que constem nos resultados.

 CONCLUSÕES OU CONSIDERAÇÕES FINAIS

- Destacar os achados mais importantes, comentar as contribuições para área;

Fundamentadas nos objetivos, resultados e discussão, evitando afirmações não relacionadas ao estudo e/ou novas interpretações. Incluir as contribuições do estudo realizado.

 AGRADECIMENTOS

- Destinar nesta seção os agradecimentos as agências de financiamentos ou organizações que de alguma forma contribuíram para a realização do estudo.

- Não se aplica agradecer pessoas ou autores que colaboraram na pesquisa.

 Agradecimentos, apoio financeiro ou técnico, declaração de conflito de interesse financeiro e/ou de afiliações:

- É responsabilidade dos autores as informações e autorizações relativas aos itens mencionados acima. Citar o número do edital ao qual a pesquisa está vinculada. Em virtude da Portaria CAPES 206, de 4 de setembro de 2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade de citação da CAPES, solicitamos a todos os autores que informem o recebimento de auxílio à pesquisa em todos os artigos submetidos. A partir desta data, os autores devem fazer referência ao apoio recebido que decorram de atividades financiadas pela CAPES, integral ou parcialmente.

 REFERÊNCIAS

- As referências devem ser numeradas consecutivamente na ordem em que aparecem no texto pela primeira vez, e apresentadas de acordo com o estilo Vancouver.

- Limite máximo de 30 referências;

Exclusivamente, para Artigo de Revisão, não há limite quanto ao número de referências;

- Sugere-se incluir referências atuais e estritamente pertinentes à problemática abordada, evitando número excessivo de referências em uma mesma citação;

- Artigos disponíveis online devem ser citados segundo normas de versão eletrônica;

- Não serão aceitas referências/citações de resumos e abstracts;

- As citações de guias, manuais, cartilhas, cartazes e afins, serão aceitas somente quando extraídas de organizações oficiais, exemplo: IBGE, WHO, Ministério da Saúde, INCA, etc.;

- Observação: Quando o artigo possuir DOI, deverá obrigatoriamente ser utilizado.

 ANEXOS

- Os anexos, quando indispensáveis, devem ser citados no texto e inseridos após as referências.

 Ativos Digitais

- Por ilustrações entendem-se tabelas, quadros e figuras (gráficos, diagramas, fotos).

- São permitidas, no máximo, 5 ilustrações as quais devem ser numeradas consecutivamente, em algarismos arábicos.

- Devem ser indicadas no texto com a primeira letra maiúscula.

Exemplo: Tabela 2, Quadro 1, Figura 3.

 -A fonte das informações da ilustração, quando resultante de outra pesquisa, deve ser citada e constar nas referências.

- O cabeçalho e as fontes (quando houver) devem ser escritos em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples entre as linhas; 

 - Deve ser inserida o mais próximo possível do texto;

 Tabelas 

- Forma não discursiva de apresentar as informações, das quais o dado numérico se destaca como informação principal. Tem por finalidade a apresentação de informações tratadas estaticamente, sistematizando dados de modo a facilitar a leitura e interpretação das informações.

- Abertas nas laterais, não se utiliza de linhas para fechar;

- Utilizar traços internos somente abaixo e acima do cabeçalho e, na parte inferior da tabela;

- Não devem apresentar nem linhas verticais e horizontais no interior da tabela;

- Toda tabela deve ter título, escrito na parte superior (topo), constituído da palavra Tabela, seguido do número em algarismo arábico que a identifica.

- Após o título da tabela, incluir nome da cidade, estado, país e ano, separados por vírgula e sem o uso do ponto final, conforme exemplo abaixo.

 Exemplo:

 - Os títulos das colunas devem ser curtos: quando abreviados devem constar por extenso na legenda.

 Quadros 

- Quadros se compõem de informações qualitativas e textuais e devem ser inseridos o mais próximo possível do trecho a que se referem. Diferente das tabelas, os quadros são formados por linhas verticais e horizontais com as extremidades fechadas.

- Todo quadro deve ter um título, escrito na parte superior, constituído da palavra Quadro, seguido do número em algarismo arábico que o identifica.

- Após o título do quadro, incluir nome da cidade, estado, país e ano, conforme exemplo abaixo.

 Exemplo:

Figuras (Gráficos, Diagramas, Fotos)

- O título da figura deve ser colocado imediatamente abaixo desta, separado por ponto do nome da cidade, estado, país e ano, separados por vírgula e sem ponto final.

 Exemplo:

- As figuras devem ser anexadas em arquivo separado, com qualidade necessária à publicação, preferencialmente, no formato JPEG, GIF, TIFF ou PNG, com resolução mínima de 300 dpi.

- Serão aceitos gráficos e diagramas coloridos; não serão aceitas fotos coloridas e fotos de pessoas (exceto as de acesso público, já publicadas).

 Citações e Referências

1) Citação indireta ou paráfrase

Informar o número da referência imediatamente ao término do texto, sem espaço, entre parênteses, e antes do sinal gráfico.  

Exemplo:

O enfermeiro contribui para a prevenção de condições incapacitantes1.

 2) Citação sequencial/intercalada

Separar os números de cada referência por traço, quando for sequencial.

Exemplo:

(8-10) - a informação refere que as referências 8, 9 e 10 estão inclusas.

Separar os números de cada referência por vírgula, quando for intercalada.

Exemplo:

(8,10) - a informação refere que as referências 8 e 10 estão inclusas.

 3) Citação direta com até três linhas

Inserida no corpo do parágrafo e entre aspas. O número e página correspondentes à citação literal devem constar sobrescritos, entre parênteses e separados por dois pontos.

Exemplo:

(8:13)  - a informação se refere à referência 8, página 13.

 4) Citação direta com mais de três linhas

Constar em novo parágrafo, justificado à direita e com recuo de 4 cm da margem esquerda, digitada em fonte Times New Roman 10, espaço simples entre linhas, sem aspas.

O número e página correspondentes à citação direta devem constar sobrescritos, entre parênteses e separados por dois pontos.

Exemplo:

(8:345-6)  - o número 8 se refere à referência e o 345-9 às páginas.

 5) Depoimento

A transliteração de depoimento deverá constar em novo parágrafo, digitada em fonte Times New Roman 12, itálico, com espaçamento simples entre linhas, sem aspas.

Comentários do autor devem estar entre colchetes e sem itálico.

A identificação do sujeito deve ser codificada (explicar a codificação na metodologia), entre parênteses, sem itálico e separada do depoimento por ponto.

Exemplo: [Comunicação] é você expressar algo, dizer alguma coisa a alguém é o ato de se comunicar […]. (Familiar 2).

 Referências (modelo de referencias)

 Disponibilizamos abaixo exemplos de apresentação de referências, baseados no estilo Vancouver. Para outros exemplos consultar o site: https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html .

 Os títulos dos periódicos devem estar abreviados e de acordo com informação na página oficial eletrônica do periódico ou no Catálogo Coletivo Nacional: http://ccn.ibict.br/busca.jsf .

 Caso o artigo a ser citado esteja no idioma inglês, português ou espanhol, referenciá-lo obrigatoriamente no idioma inglês.

DOCUMENTOS SUPLEMENTARES

 Como parte do processo de submissão, além do artigo, os autores estão obrigados a anexar a documentação suplementar solicitada:

1. Página de identificação (para todas as categorias de artigo);

2. Cópia do Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (para artigos originais);

3. Documento de submissão, assinado por todos os autores (para todas as categorias de artigo);

4. Formulário de conformidade com a ciência aberta (para todas as categorias de artigo).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Check list para submissão |PT|
 

Declaração de Direito Autoral

A Cogitare Enfermagem se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.

O estudo publicado é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo exclusivamente à Cogitare Enfermagem a avaliação do manuscrito, na qualidade de veículo de publicação científica. Não será permitido acréscimo ou mudança de autoria durante a etapa de avaliação ou após aceite do texto submetido.

A Cogitare Enfermagem não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei Brasileira de Direitos Autorais.

A Cogitare Enfermagem permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.

Propriedade Intelectual e Termos de uso

Responsabilidade do Autor:

Quanto a autoria, os autores necessitam especificar, na página de identificação, qual o tipo de contribuição individual que exerceu durante a elaboração do artigo. Conforme os critérios estabelecidos pelo ICMJE disponível em:  http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html .

 É importante destacar que são considerados quatro critérios mínimos de autoria, e todos aqueles designados como autores devem atendê-los, são eles:

  1. Contribuições substanciais para a concepção ou desenho do estudo; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados do estudo;
  2. Elaboração e revisão crítica do conteúdo intelectual do estudo;
  3. Aprovação da versão final do estudo a ser publicado;
  4. Responsável por todos os aspectos do estudo, assegurando as questões de precisão ou integridade de qualquer parte do estudo.

Não será permitido acréscimo ou mudança de autoria durante a etapa de avaliação ou após aceite do texto submetido.

Os artigos publicados estarão licenciados sob a licença Creative Commons CC BY 4.0 Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 – A atribuição adotada pela Cogitare Enfermagem é permitida:

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A Cogitare Enfermagem encoraja os Autores a arquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.”

 

 

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