TRAJETÓRIA DE UM PATRÍCIO: CONHECENDO RIZKALLAH JORGE TAHAN E A CONSTRUÇÃO DE SEU PODER SIMBÓLICO
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v4i1.40407Palavras-chave:
Rizkallah Jorge, Imigração, Sírio-Libanês, Armênio, Casa da BoiaResumo
O artigo pretende reconstruir a trajetória de um expoente imigrante sírio-libanês com ascendência armênia Rizkallah Jorge Tahan (1868-1949), tendo como foco a construção de seu poder simbólico dentro das comunidades que frequentou na cidade de São Paulo. Ao desembarcar no porto de Santos em 1895 fugiu da trajetória da maioria dos imigrantes desta nacionalidade que se tornavam mascates ao chegarem no Brasil. Rizkallah trabalhou com a fundição de cobre, algo que já fazia em sua terra natal. Após três anos na capital paulista inaugurou a Casa da Boia, balcão comercial baseado no comércio de elementos como “a boia sanitária”
– o que permitiu seu enriquecimento e, o consequente investimento em uma série de obras nos centros “velho” e “novo” de São Paulo.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).