Turismo e relações internacionais

um estudo de caso do Mercosul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ts.v17i2.97775

Palavras-chave:

turismo, relações internacionais, Mercosul, integração econômica regional, identidade cultural

Resumo

O estudo do turismo como eixo das relações internacionais é relativamente recente, com raízes no surgimento do sistema internacional, na formação de blocos econômicos regionais e na percepção do turismo como atividade econômica, cultural e ambiental capaz de promover identidades coletivas. O Mercado Comum do Sul (Mercosul), bloco econômico sul-americano, é composto por cinco países efetivos, seis associados e dois observadores. Desde sua criação, em 1991, o Mercosul adota diretrizes de diplomacia turística voltadas à integração regional e à construção de uma cidadania singular. Este artigo, estruturado como estudo de caso, investiga o que torna o Mercosul um bloco autêntico na governança turística, analisando acordos de cooperação, publicações do site oficial do Mercosul e mídias sociais relacionadas ao turismo. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, fundamenta-se na análise documental de 41 publicações institucionais e secundárias, que revelaram lacunas importantes, como a ausência de levantamentos estatísticos regulares, a descontinuidade de políticas públicas e os desafios para consolidar a cidadania regional. Os resultados indicam que, apesar dos desafios, o Mercosul desempenha um papel crucial na promoção do turismo regional integrado, destacando-se como uma plataforma estratégica para fortalecer a identidade cultural e as relações econômicas na América do Sul.

Biografia do Autor

Caíque da Conceição dos Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Bacharelado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais da Universidade do Estado da Bahia (Proet/UNEB).  Assistente Administrativo na Secretaria Especial de Relações Internacionais (Serint/UNEB).  E-mail: caique.santosweb@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8684541977154782

Natalia S. Coimbra de Sá, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professora Adjunta no Departamento de Ciências Humanas I, Universidade do Estado da Bahia. Bacharelado em Turismo e Hotelaria e Programa de Pós-graduação em Difusão do Conhecimento.

Adriana Melo Santos, Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Doutorado em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Bacharelado em Turismo pela Fundação Visconde de Cairu. Professora do Curso de Graduação em Gestão de Eventos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). E-mail: dricamelo13@gmail.com.   Lattes: http://lattes.cnpq.br/5362402733373994.

Jussara Fraga Portugal, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Pós-doutorado em Geografia na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutorado e Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais da UNEB.      E-mail: jportugal@uneb.br.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/6864330564882128

Carmen Lúcia Castro Lima, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutorado em Cultura e Sociedade pela UFBA. Mestrado e Bacharelado em Economia pela UFBA. Professora do Bacharelado em Turismo e Hotelaria da UNEB. E-mail: carmen.lima20@gmail.com.   Lattes: http://lattes.cnpq.br/1212875914989969

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Publicado

02-10-2025

Como Citar

da Conceição dos Santos, C., Coimbra de Sá, N. S., Melo Santos, A., Fraga Portugal, J., & Castro Lima, C. L. (2025). Turismo e relações internacionais: um estudo de caso do Mercosul. Turismo E Sociedade, 17(2). https://doi.org/10.5380/ts.v17i2.97775

Edição

Seção

Artigos