TURISTAS FICCIONAIS E IMAGINÁRIO TURÍSTICO COLONIAL EM ‘DOIS PEQUENOS TURISTAS NA ARGÉLIA’ (1888)

Autores

  • Camila Dazzi Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET/RJ)

DOI:

https://doi.org/10.5380/ts.v17i1.96421

Palavras-chave:

Relatos Turísticos Ilustrados, Imaginários Turísticos, Colonialismo, Turistas ficcionais, Norte da África.

Resumo

Deux petits touristes en Algérie, ou Dois pequenos turistas na Argélia, publicado em Paris em 1888, é um relato turístico ficcional escrito pelo jornalista Gaston Bonnefont e ilustrado pelo artista Paul Kauffmann. O livro narra as aventuras de duas crianças, Cornélie e Numa, em uma Argélia sob o jugo francês. Os relatos turísticos ilustrados de viagem, ficcionais ou não, sobre aos territórios colonizados pelos franceses no Norte da África, difundiram, por meio de imagens e textos, estereótipos que definiram os seus habitantes como bárbaros, submissos e supersticiosos – dentre outros adjetivos depreciativos. Tais relatos colaboraram, igualmente, para a constituição de um imaginário extremamente ‘positivo’ e falacioso sobre os colonizadores, neles representados como aventureiros e heroicos. Neste artigo, o nosso objetivo foi apresentar uma breve análise dos personagens ficcionais de Dois pequenos turistas na Argélia, de modo a evidenciar o processo acima descrito. Nossa análise da obra, que compreendeu textos e imagens como discursos – tal como o conceito é pensado por Michel Foucault –, nos conduziu à conclusão de que tais relatos turísticos funcionaram como canais que materializaram e, simultaneamente, serviram de substrato para construção de imaginários turísticos sobre o norte africanos.

Biografia do Autor

Camila Dazzi, Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET/RJ)

Realizou estágio pós-doutoral, com bolsa da CAPES, junto ao Dipartimento di Discipline Storiche da Università degli Studi di Napoli Federico II/Itália; é Doutora em História e Crítica da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da EBA/UFRJ; Mestre em História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP, possuindo um segundo Mestrado em Turismo e Patrimônio, realizado na Universidade Federal de Ouro Preto. É Professora Titular do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro, vinculada ao Departamento de Turismo. É líder do Grupo de Pesquisa "Estudos integrados em Turismo e Humanidades", cadastrado no CNPq, atuando na linha "Turismo: estudos críticos da imagem e do discurso". Criadora e editora responsável pela revista 1920 e organizadora dos livros Oitocentos - Tomo I, II, III e IV. É autora de artigos publicados em periódicos de conhecida importância, além de ensaios e estudos em obras coletivas. É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA) e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Temas de Pesquisa principais: Arte Brasileira do século XIX; Crítica e Teoria da Arte do século XIX; Arte Orientalista e Imaginários Turísticos. Atualmente desenvolve pesquisa sobre os relatos ilustrados turísticos do século XIX e a constituição de Imaginários turísticos sobre as colônias francesas do Norte da África, com reflexões sobre o tema publicadas em periódicos de relevo, como a DOS ALGARVES: Tourism, Hospitality Management Journal e a PASOS - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural.

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Publicado

09-04-2025

Como Citar

Dazzi, C. (2025). TURISTAS FICCIONAIS E IMAGINÁRIO TURÍSTICO COLONIAL EM ‘DOIS PEQUENOS TURISTAS NA ARGÉLIA’ (1888). Turismo E Sociedade, 17(1). https://doi.org/10.5380/ts.v17i1.96421

Edição

Seção

Artigos