Projeto Muralha Digital como solução inovadora para a segurança turística de Curitiba (Paraná - Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.5380/ts.v16i2.93681Palavras-chave:
Segurança turística. Muralha Digital. Cidades Inteligentes. Curitiba.Resumo
A implementação da Muralha Digital em Curitiba é uma estratégia de segurança inteligente que tem contribuído significativamente para a inovação na cidade. Esta infraestrutura de segurança, que integra vigilância, análise de dados e monitoramento de áreas diversas, não só garante a segurança dos cidadãos, mas também contribui para a construção de uma cidade inteligente e para o desenvolvimento do turismo. A cidade de Curitiba tem se empenhado em melhorar a qualidade de vida de seus habitantes, utilizando tecnologias para otimizar serviços e infraestrutura. Este estudo tem como objetivo analisar os aspectos positivos e os críticos sobre a Muralha Digital como ferramenta estratégica para a otimização da segurança turística de Curitiba/PR. A pesquisa trata de um estudo de caso através de fontes secundárias, observação participante e se caracteriza como uma abordagem qualitativa. Os resultados indicam que a Muralha Digital apresenta um cenário positivo e promissor para o futuro do planejamento urbano e da segurança turística, embora ainda esteja em construção. Para futuras pesquisas, aponta-se que é necessário a realização de estudos empíricos com gestores públicos e privados e comunidade geral para compreender os efeitos tangíveis e intangíveis da Muralha Digital na atratividade turística de Curitiba.
Palavras-chave: Segurança turística; Muralha Digital; Cidades Inteligentes; Curitiba (Paraná – Brasil).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Leonilo Alves de Abreu, Lucivan Macena de Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.