Relato de experiência sobre a abertura do Ecomuseu do Off-Road

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ts.v16i1.89218

Palavras-chave:

Ecomuseu, Turismo, Relato de Experiência, ODS, São Sebastião das Águas Claras.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi relatar o desenvolvimento do Projeto do Ecomuseu do Off-Road no distrito de São Sebastião das Águas Claras (Macacos) com o objetivo de ser uma ferramenta para recuperar e incrementar a oferta turística local, bem como valorizar as referências culturais ali identificadas, baseando-se nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas, no intuito de fomentar o turismo sustentável. Para tanto, optou-se pela metodologia do relato de experiência apresentando um protocolo adotado para lidar com uma determinada situação e sua evolução, a fim de descrever uma experiência vivida para contribuir com a construção do conhecimento. O relato de experiência pretende colaborar para o estreitamento das discussões entre a museologia social e o turismo como uma possibilidade para a promoção do desenvolvimento endógeno. A partir do estudo do Projeto do Ecomuseu do Off-Road concluiu-se que um ecomuseu pode exercer o papel de centralidade social e turística em determinadas localidades e auxiliar na promoção do desenvolvimento local. O distrito de São Sebastião das Águas Claras possui, nas histórias guardadas nas suas trilhas e na cultura trazidas pelos seus moradores, os elementos para fomentar a iniciativa proposta de criação do Ecomuseu do Off-Road em seu território.

Biografia do Autor

Marina Furtado Gonçalves, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia

Professora junto ao Departamento de Museologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia. 

Doutora em História Social da Cultura (UFMG), Mestre em Artes – Preservação do Patrimônio (UFMG), Bacharel em Conservação-restauração de bens culturais móveis (UFMG), Bacharel em Turismo (UFMG), Graduanda em Museologia (Claretiano).

Solano de Souza Braga, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, Minas Gerais

Professor junto ao Departamento de Turismo da Escola de Direito, Turismo e Museologia da Universidade Federal da Bahia. 

Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPI), Mestre em Geografia (UFMG), Bacharel em Turismo (UFMG), Licenciatura em Geografia (UNIVERSO), Licenciatura em Turismo e Hospitalidade (PEFPD).

Carlos Augusto Ribeiro Jotta, Museu de Astronomia e Ciências afins (MAST/MCTI), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Pesquisador do Programa PCI do Museu de Astronomia e Ciências afins/MCTI.

Doutor em História da Ciência (UFMG), Mestre em Ciência da Informação (UFMG), Bacharel em Museologia (UFOP).

Alexandre Diniz César, Presidente da Associação Cultural dos Amigos do Ecomuseu do Off-Road

Presidente da Associação Cultural dos Amigos do Ecomuseu do Off-Road

Downloads

Publicado

25-01-2024

Como Citar

Gonçalves, M. F., Braga, S. de S., Jotta, C. A. R., & César, A. D. (2024). Relato de experiência sobre a abertura do Ecomuseu do Off-Road. Turismo E Sociedade, 16(1), 44–68. https://doi.org/10.5380/ts.v16i1.89218

Edição

Seção

Artigos