Mergulho em Unidades de Conservação marinhas: articulação para o turismo no Litoral Paranaense

Autores

  • Marcelo Augusto Ueno Scudlarek Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná
  • Valéria de Meira Albach Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná. https://orcid.org/0000-0002-1517-4826
  • André Petick Dias Fundação Grupo Boticário.

DOI:

https://doi.org/10.5380/ts.v15i3.86151

Palavras-chave:

Unidades de Conservação, Uso Público, Mergulho, Turismo, Stakeholders.

Resumo

O mergulho é uma atividade importante para o uso público e para ao turismo em Unidades de Conservação (UC) marinhas. O objetivo geral deste estudo foi contextualizar a atividade de mergulho para uso público e turístico no Parque Nacional Marinho das Ilhas Currais, litoral paranaense. A pesquisa é de caráter descritivo e exploratório com pesquisa bibliográfica, documental, observação simples e entrevistas semiestruturadas visando a validação dos resultados. Foi caracterizado o mergulho na UC destacando potencial para desenvolvimento, principalmente pela possibilidade de observação do peixe Mero e seus cardumes. Assim, foram indicadas organizações para compor um ambiente de diálogo do mergulho, e outras possibilidades de uso público, como a observação de aves, que tendem a valorizar a imagem turística do litoral paranaense e distribuir benefícios socioeconômicos e de proteção a natureza.

Biografia do Autor

Marcelo Augusto Ueno Scudlarek, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná

Acadêmico em Bacharelado em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Estagiário no Parque Estadual de Vila Velha, Ponta Grossa, Paraná

Valéria de Meira Albach, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná.

Professora adjunta no Departamento de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa desde 2013, doutora em Geografia na Universidade Federal do Paraná (2015), mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2010), especialista em Geografia Ambiental (2004) pela Universidade Tuiuti do Paraná e graduada em Turismo (2002) pela Universidade Tuiuti do Paraná. Pós-doutoranda no Programa de Governança e Sustentabilidade do ISAE.

André Petick Dias, Fundação Grupo Boticário.

Bacharel em Turismo (Universidade Positivo), Especialista em Conservação da Natureza e Educação Ambiental (PUC-PR) e Mergulhador Avançado (SSI Scuba Schools International).

Analista Sênior de Economia da Biodiversidade - Fundação Grupo Boticário.

Downloads

Publicado

11-03-2024

Como Citar

Scudlarek, M. A. U., Albach, V. de M., & Dias, A. P. (2024). Mergulho em Unidades de Conservação marinhas: articulação para o turismo no Litoral Paranaense. Turismo E Sociedade, 15(3), 60–76. https://doi.org/10.5380/ts.v15i3.86151

Edição

Seção

Fórum Internacional de Turismo do Iguassu 2021