Turismo de Base Comunitária e a Economia Social e Solidária: Organização da Gestão do Turismo em Comunidades Caiçaras

Autores/as

  • Gabriel Furlan Coletti Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) http://orcid.org/0000-0001-7053-5308
  • Nicoli Carolini de Lazari Hatano Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Mariana Cristina Garatini Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).
  • João Henrique Rodrigues Toniolo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).
  • Leandro Pereira Morais Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.5380/ts.v15i3.85784

Palabras clave:

Turismo de base comunitária, Economia social e solidária, Caiçara, Organização.

Resumen

A intensificação da atividade turística ao longo dos anos trouxe uma série de efeitos sobre as comunidades de destino. Sua ampliação teve como resultados modelos de exploração da atividade pouco sustentáveis, como o turismo de massa. O turismo de base comunitária (TBC) desponta como uma alternativa efetivamente viável de garantir condições justas de trabalho, que promovam a valorização da cultura local e tenham impactos positivos sobre as comunidades receptoras e turistas. Cenário semelhante é proposto pela Economia Social e Solidária (ESS), que tem como um de seus propósitos a busca por relações socioeconômicas que não repliquem o modelo de dominação dos meios de produção. Assim, o objetivo desse trabalho foi analisar os aspectos organizacionais da gestão da atividade turística praticados por duas redes de turismo de base comunitária. O trabalho é de natureza exploratória e utilizou-se de questionário semiestruturado aplicado em entrevista on-line com fontes primárias para o levantamento das informações. Como resultados, constatou-se que o TBC constitui um meio de emprego da força de trabalho de modo justo, com sua valorização econômica e social entre seus membros. A atividade também tem poder de gerar sinergias, com efeitos complementares positivos por meio de parcerias com outras instituições. Por fim, o turismo organizado desse modo apresenta inestimável valor cultural apoiado nos aspectos históricos das comunidades nas quais é praticado.

Biografía del autor/a

Gabriel Furlan Coletti, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutorando em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor do Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro (SP)

Nicoli Carolini de Lazari Hatano, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutoranda em Agronegócio e Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora da Faculdade da Alta Paulista – Tupã (SP)

Mariana Cristina Garatini, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Doutoranda em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

João Henrique Rodrigues Toniolo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Mestrando em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Leandro Pereira Morais, Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Publicado

2023-06-16

Cómo citar

Coletti, G. F., Hatano, N. C. de L., Garatini, M. C., Toniolo, J. H. R., & Morais, L. P. (2023). Turismo de Base Comunitária e a Economia Social e Solidária: Organização da Gestão do Turismo em Comunidades Caiçaras. Turismo E Sociedade, 15(3), 37–59. https://doi.org/10.5380/ts.v15i3.85784

Número

Sección

Fórum Internacional de Turismo do Iguassu 2021