Marketing Social no Turismo: análise das campanhas contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/ts.v15i1.83230Palabras clave:
Marketing Social, Turismo, Exploração Sexual, Ministério do Turismo, Análise Semiótica.Resumen
O turismo é um fenômeno social que contribui para o desenvolvimento de muitas localidades, principalmente no fator econômico. No entanto, não se deve negar a existência de seus impactos negativos, dentre eles, a exploração sexual de crianças e adolescentes. Por outro lado, o Marketing Social pode ser uma ferramenta relevante para auxiliar no combate a esse problema. Desse modo, propôs-se como objetivo principal, identificar se as campanhas publicitárias contra o abuso e à exploração sexual no turismo, apoiadas ou gerenciadas pelo Ministério do Turismo brasileiro aplicam o Marketing Social. Para isto, utilizou-se métodos qualitativos, como pesquisa bibliográfica sobre Marketing Social, turismo e exploração sexual no turismo e pesquisa documental no site oficial do Ministério do Turismo, que contribuiu na localização das sete campanhas entre o período de 2010 a 2019. Com a análise semiótica foi possível identificar que os gestores empregaram o Marketing Social, visando a promoção de mudança cognitiva e comportamental na sociedade civil, pública e privada, além de observar a necessidade da reformulação da campanha.
