Marketing Social no Turismo: análise das campanhas contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ts.v15i1.83230

Palavras-chave:

Marketing Social, Turismo, Exploração Sexual, Ministério do Turismo, Análise Semiótica.

Resumo

O turismo é um fenômeno social que contribui para o desenvolvimento de muitas localidades, principalmente no fator econômico. No entanto, não se deve negar a existência de seus impactos negativos, dentre eles, a exploração sexual de crianças e adolescentes. Por outro lado, o Marketing Social pode ser uma ferramenta relevante para auxiliar no combate a esse problema. Desse modo, propôs-se como objetivo principal, identificar se as campanhas publicitárias contra o abuso e à exploração sexual no turismo, apoiadas ou gerenciadas pelo Ministério do Turismo brasileiro aplicam o Marketing Social. Para isto, utilizou-se métodos qualitativos, como pesquisa bibliográfica sobre Marketing Social, turismo e exploração sexual no turismo e pesquisa documental no site oficial do Ministério do Turismo, que contribuiu na localização das sete campanhas entre o período de 2010 a 2019. Com a análise semiótica foi possível identificar que os gestores empregaram o Marketing Social, visando a promoção de mudança cognitiva e comportamental na sociedade civil, pública e privada, além de observar a necessidade da reformulação da campanha.

Biografia do Autor

Wynne Gonçalves Farias, Universidade de São Paulo.

Técnica em Eventos (ETEC CPS), Guia de Turismo (ETEC CPS), Graduada em Turismo (FURG), MBA em Marketing (Esalq USP) e Mestranda em Turismo (USP)

1.       Técnica em Eventos (ETEC CPS), Guia de Turismo (ETEC CPS), Graduada em Turismo (FURG), MBA em Marketing (Esalq USP) e Mestranda em Turismo (USP)

Ocupação Profissional: Empreendedora da Planare Viagens

Marcela Bortotti Favero, Centro Universitário Cidade Verde

Graduada em Moda (UNICESUMAR) e Adminsitração (UEM). Mestre em Têxtil e Moda (USP). Doutora em Adminsitração (UEM).

Ocupação Profissional: Diretora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Cidade Verde.

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Publicado

03-10-2022

Como Citar

Farias, W. G., & Favero, M. B. (2022). Marketing Social no Turismo: análise das campanhas contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Turismo E Sociedade, 15(1), 143–165. https://doi.org/10.5380/ts.v15i1.83230

Edição

Seção

Artigos