Práticas ambientalmente sustentáveis em tempos de pandemia: o caso da Família Boroto, em Garibaldi, RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ts.v15i1.79873

Palavras-chave:

Turismo, Produtos orgânicos, Covid-19, Sustentabilidade

Resumo

O setor do turismo tem ocupado um papel relevante no desenvolvimento da economia, mobilidade e globalização. Devido a pandemia da Covid-19, o setor necessitou implementar medidas e adaptações urgentes. Este artigo teve o objetivo de identificar quais foram as práticas ambientalmente sustentáveis desenvolvidas pelo empreendimento turístico de uma propriedade rural localizada no município de Garibaldi-RS, no período da pandemia da Covid-19. Em termos metodológicos, utilizou-se a estratégia de estudo de caso do tipo único com abordagem exploratória e descritiva operacionalizada com técnicas de pesquisas qualitativas e quantitativas. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas online com o proprietário do empreendimento respeitando as recomendações de isolamento social. As respostas foram gravadas, degravadas, tabuladas e analisadas por meio da técnica análise de conteúdo. Os dados numéricos foram tabulados com o apoio do software Excel. A família responsável pela unidade de produção, Família Boroto, se dedica integralmente a produção do tipo orgânico. O proprietário manifestou preocupação em relação a sustentabilidade ambiental e nesse sentido relatou que o empreendimento desenvolve práticas ambientalmente sustentáveis e, entre elas, destaca-se a gestão de resíduos sólidos e reciclagem e que a crise sanitária trouxe queda no faturamento e pouca demanda por produtos orgânicos. Como resposta o produtor efetivou mudanças nas práticas de gestão, como readaptação de processos, inovação e entrada em novos mercados. Assim, concluiu-se que, mesmo diante da pandemia, o empreendimento teve pontos positivos e as práticas ambientalmente sustentáveis surgiram como uma oportunidade de valorização dos produtos e serviços.

Biografia do Autor

Marcelo Pellegrini, Universidade de Passo Fundo (UPF).

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade de Passo Fundo (PPGAdm/UPF).

Morgana Secchi, Universidade de Passo Fundo (UPF).

Professora da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo (UPF). Doutoranda em Agronegócios no Programa de Pós Graduação em Agronegócios na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade de Passo Fundo (PPGAdm/UPF).

Ana Claudia Machado Padilha, Universidade de Passo Fundo (UPF).

Professora titular da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Passo Fundo (UPF). Doutora e Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Marcelino de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Professor titular da Faculdade de Ciências Econômicas e dos Programas de Pós-graduação em Agronegócios e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria.

Luiz Fernando Fritz Filho, Universidade de Passo Fundo (UPF).

Professor titular da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração PPGAdm da Universidade de Passo Fundo. Doutor em Desenvolvimento Rural pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Economia Rural pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Downloads

Publicado

2022-07-02

Como Citar

Pellegrini, M., Secchi, M., Padilha, A. C. M., Souza, M. de, & Filho, L. F. F. (2022). Práticas ambientalmente sustentáveis em tempos de pandemia: o caso da Família Boroto, em Garibaldi, RS. Turismo E Sociedade, 15(1), 37–53. https://doi.org/10.5380/ts.v15i1.79873

Edição

Seção

Artigos