Turismo e o Conceito Marxista do Estranhamento do Trabalho

Autores

  • Renan Augusto Moraes Conceição Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus Apucarana.

DOI:

https://doi.org/10.5380/ts.v14i2.78893

Palavras-chave:

Trabalho em turismo, Estranhamento do trabalho, Epistemologia do turismo, Teoria crítica do turismo

Resumo

Tendo como ponto crucial o grande impacto no setor turístico advindo da pandemia de Covid-19, torna-se evidente a fragilidade do trabalhador do turismo ante a crises sociais, econômicas e sanitárias. Em uma futura retomada da atividade turística em nível global, torna-se imprescindível que pesquisadores, acadêmicos e interessados adotem uma abordagem crítica em relação ao tema trabalho. O presente ensaio, elaborado a partir de análise bibliográfica e referenciado pelo materialismo histórico, tem como objetivo apresentar alguns elementos de discussão sobre os conceitos de valor, mercadoria e estranhamento do trabalho na perspectiva marxista, trazendo para o debate a crítica da economia política do turismo, a qual é fundamental para a análise consistente do tema trabalho. Espera-se, com isso, fomentar novos estudos e apropriações da teoria marxista, auxiliando, mesmo que pontualmente, na expansão do arcabouço teórico do turismo, oferecendo subsídios para a reprodução ideal do que ocorre na realidade prática do turismo como forma de embasar as ações de enfrentamento dos sujeitos sociais.

Biografia do Autor

Renan Augusto Moraes Conceição, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus Apucarana.

Professor no curso de Turismo & Negócios da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus Apucarana. Graduado em Turismo pela FECEA (Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana). Especialista em Marketing e Gestão de Pessoas pelo INBRAPE/FECEA. Mestre em Comunicação pela UEL (Universidade Estadual de Londrina). Doutorando em Turismo pela EACH-USP (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo).

Downloads

Publicado

28-10-2021

Como Citar

Moraes Conceição, R. A. (2021). Turismo e o Conceito Marxista do Estranhamento do Trabalho. Turismo E Sociedade, 14(2). https://doi.org/10.5380/ts.v14i2.78893

Edição

Seção

Ensaios