Políticas Públicas de Turismo na Pandemia de Covid-19: análise à luz das funções de governo

Autores

  • Fábia Trentin Universidade Federal Fluminense
  • Claudia Correa de Almeida Moraes Universidade Federal Fluminense
  • Valeria Lima Guimarães Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5380/ts.v13i2.76024

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Pandemia de COVID-19, Estado, Funções de Governo, Turismo

Resumo

O presente estudo é parte dos esforços da comunidade científica de turismo para compreender os efeitos da pandemia de Covid-19, no ano de 2020, na sociedade e debater formas de redução de seus impactos e iniciativas de superação da crise estabelecida no setor. A abordagem priorizou a análise da atuação dos governos, nos âmbitos municipais, estaduais e federal, por meio de suas políticas de turismo e o diálogo entre elas, nos municípios de Rio das Ostras e Macaé, integrantes da região turística da Costa do Sol, no estado do Rio de Janeiro. Esse olhar transversal entremeado pela literatura científica a respeito de políticas públicas, pela observação documental e pela atenção às normas e atos legais, possibilitou verificar como os governos atuaram nas ações voltadas ao turismo. Como resultado, foram registradas semelhanças e diferenças na condução das políticas de turismo dos dois municípios e vários pontos de interseção, entre elas, as ações oriundas das três esferas de governo, nacional, estadual e municipal, coordenadas horizontalmente e (des)coordenadas verticalmente. Uma das contribuições que o artigo oferece é a possibilidade de utilização da abordagem e metodologia aplicadas nesse estudo para a análise da realidade de outros territórios e suas interações no tocante à gestão pública do turismo.

Biografia do Autor

Fábia Trentin, Universidade Federal Fluminense

Doutorado em Turismo, Lazer e Cultura pela Universidade de Coimbra. Mestrado em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Mestrado em Turismo: Planejamento e Gestão Ambiental e Cultural pela  Centro Universitário Ibero-Americano (UNIBERO). Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS. Professora Adjunta do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense atuando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo (PPGTUR) e no Bacharelado em Turismo. 

Claudia Correa de Almeida Moraes, Universidade Federal Fluminense

Estágio Pós-doutoral em Turismo (Universidade do Aveiro). Professora Adjunta do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense desde 2010. Doutora em Geografia, no Instituto de Geociências e Geografia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/RC). Mestre em Ciências da Comunicação, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Licenciada em História no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp), Bacharel em Turismo, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas). Professora Adjunta do Departamento de Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense e do Curso de Licenciatura em Turismo Consórcio CIERJ/UFRRJ. Foi diretora da Divisão de Apoio Acadêmico da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFF, subchefe do Departamento de Turismo, e Coordenadora do Núcleo de Estágio da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense. Ocupou diversos cargos de direção e coordenação de vários cursos graduação e pós-graduação lato senso de Turismo e Hotelaria entre 1992 a 2009. Docente de Cursos de Turismo, Hotelaria e Comunicação Social desde 1984. Foi consultora de Turismo de várias empresas de consultoria como Sebrae/SP, Fly Consult, Industrias Criativas, Ruschmann Consultores e do Núcleo de Projetos e do Observatório de Turismo da Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é consultora em turismo no Núcleo de Projetos da mesma universidade. Vice Líder do Grupo de Pesquisa "Turismo, gestão e território" (CNPq/UFF). Avaliadora de revistas científicas. Organizadora de eventos com ênfase em eventos científicos, sociais e culturais. Área de interesse: turismo, planejamento turístico, ordenamento territorial do turismo, epistemologia do turismo, gestão de destinos turísticos, políticas de turismo, cultura e patrimônio cultural, principalmente nos estudos dos atrativos culturais, comunicação interpretativa e educação patrimonial, vulnerabilidade climática, acessibilidade turística, eventos: planejamento, desenvolvimento, gestão e sustentabilidade e turismo militar.

Valeria Lima Guimarães, Universidade Federal Fluminense

Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012); Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001); especialista em turismo, com ênfase em planejamento, gestão e marketing pela Universidade Católica de Brasília (2005) ; bacharel em Turismo pela UniverCidade (2007); bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998); guia de turismo, com registro na EMBRATUR, pelo CIETH (2002). É professora adjunta da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência em pesquisa e ensino nas áreas de educação, Turismo, História do Brasil, na relação História e Turismo, Turismo e Patrimônio, estudos sobre a cultura popular, sobre as esquerdas brasileiras , estudos sobre o RIo de Janeiro e relações internacionais e turismo. É autora dos livros: O trem do samba: uma festa da cultura popular (Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2008 - Prêmio Riotur Patrimônio Turístico); o PCB cai no samba: os comunistas e a cultura popular - 1945-1950 (Prêmio Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, 2009) e História e Turismo - volumes 1 e 2, em parceria com Luiz Alexandre Mees (Consórcio CEDERJ, 2009). É co-organizadora e também autora do livro História do Turismo no Brasil (FGV, 2013). Coordena o Laboratório de História do Turismo (HisTur), grupo de pesquisa cadastrado no CNPQ.

Publicado

12-02-2021

Como Citar

Trentin, F., Moraes, C. C. de A., & Guimarães, V. L. (2021). Políticas Públicas de Turismo na Pandemia de Covid-19: análise à luz das funções de governo. Turismo E Sociedade, 13(2). https://doi.org/10.5380/ts.v13i2.76024

Edição

Seção

Dossiê Turismo Sustentável e Políticas Públicas