Turismo e Segurança Hídrica: desafios na Ilha do Combu, Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ts.v13i1.72643

Palavras-chave:

Turismo, Segurança Hídrica, Ilha do Combu, Pará, Amazônia

Resumo

A região Amazônica apresenta um patrimônio natural, com ambientes favoráveis ao turismo ecológico e ao, mesmo tempo, caracterizados como espaços de alta vulnerabilidade. Este trabalho discutiu um destes espaços, a Área de Proteção Ambiental (APA) da ilha do Combu (PA), avaliando a relação entre o turismo e as políticas públicas voltadas à segurança hídrica em ambientes de alta sensibilidade. Utilizou-se de técnicas de sensoriamento remoto, análise de percepção local e as bases de avaliação da segurança hídrica da Unesco-IHP, obteve-se que a região apresenta disponibilidade de água, mas esta não é acessível para o abastecimento humano em qualidade. Este é um fator limitante na oferta dos serviços ambientais que podem ser proporcionados, principalmente o turismo (bares, restaurantes e hospedagem) e lazer, pois o custo da água (comprada de terceiros) impacta diretamente nos indicadores de segurança hídrica. A implantação de políticas públicas voltadas ao manejo da APA do Combu e a execução de um plano diretor de abastecimento de água e tratamento de esgoto, tornam-se essenciais para melhoria do atendimento e oferta dos serviços locais.

Biografia do Autor

Aline Maria Meiguins de Lima, Universidade Federal do Pará, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1998), especialização em Gestão Normativa de Recursos Hídricos pela Universidade Federal da Paraíba (2007), mestrado em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (2007), com ênfase em análise espacial de bacias hidrográficas. Atualmente é Professora da Universidade Federal do Pará. Tendo atuado como professora da Universidade do Estado do Pará e do Centro Universitário do Pará; e como técnica em recursos hídricos e Coordenadora de Informação e Planejamento Hídrico na Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos hídricos, geomorfologia ambiental, gestão ambiental, sistema de informações geográficas e geotecnia.

Karoena Machado do Nascimento Ferreira, Universidade Federal do Pará

Especialista em Análise Ambiental pela Universidade Federal do Pará (2019). Graduada em Química Industrial pela Universidade Federal do Pará (2014). Atuou na seção do meio ambiente do Instituto Evandro Chagas, em análises de metais pesados em amostras sedimentares da região amazônica por ICP OES. Devidamente registrada no conselho federal de química. Atuou como química analista em um laboratório de análises de águas e efluentes que atende toda região paraense.

Thais Nayara de Carvalho Costa, Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Especialista em Análise Ambiental pela Universidade Federal do Pará (2019).  Engenheira Ambiental, graduada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) no ano de 2015. Possui experiência na área de consultoria ambiental, assessorando empresas junto aos órgãos ambientais, desenvolvendo atividades de licenciamento ambiental, além de elaboração e implantação de projetos ambientais.

Publicado

09-10-2020

Como Citar

de Lima, A. M. M., Ferreira, K. M. do N., & Costa, T. N. de C. (2020). Turismo e Segurança Hídrica: desafios na Ilha do Combu, Pará. Turismo E Sociedade, 13(1). https://doi.org/10.5380/ts.v13i1.72643

Edição

Seção

Artigos