Turismo Militar na Baía de Guanabara: o uso do patrimônio histórico no seu entorno

Autores/as

  • Cel. Antonio Ferreira Sobrinho Membro efetivo da Federação de Academias de História Militar Terrestre do Brasil (FAHIMTB), da Associación Cultural Mandu Ara do Paraguai e sócio emérito do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB)

DOI:

https://doi.org/10.5380/ts.v13i2.71468

Palabras clave:

Turismo militar, Patrimônio histórico e cultural militar, Turismo náutico

Resumen

O presente estudo teve o objetivo de levantar as possibilidades de desenvolvimento do turismo militar, usando o patrimônio histórico e cultural militar existente no entorno da Baía de Guanabara, como atrativos nos roteiros turísticos das cidades do Rio de Janeiro e Niterói, no estado do Rio de Janeiro, particularmente aqueles que possam ocorrer por via marítima. Para isso, foi realizada uma análise comparativa entre os cenários já existentes e as possibilidades reais de integração no circuito de turismo militar a partir de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo para descobrir a infraestrutura náutica existente, especificamente atracadouros. Foram avaliadas, também, as condições de utilização desse patrimônio para o desenvolvimento de roteiros com base na temática histórico-cultural e militar, de forma a atender as demandas turísticas náuticas da Baía da Guanabara, atualmente restritas aos passeios contemplativos de suas águas, ilhas e fortificações. As observações colhidas revelaram um grande potencial turístico a ser explorado.

Biografía del autor/a

Cel. Antonio Ferreira Sobrinho, Membro efetivo da Federação de Academias de História Militar Terrestre do Brasil (FAHIMTB), da Associación Cultural Mandu Ara do Paraguai e sócio emérito do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB)

Coronel do Exército Brasileiro; Chefe da Seção de Pesquisas Históricas do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército Brasileiro (CEPHiMEx). Possui graduação em Ciências Militares na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) 1971. Pós-graduação latu sensu em História Militar na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) 2008. Mestrado em Aplicações Militares na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) 1982. Doutorado em Ciências Militares na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) 1986.

Publicado

2020-10-20

Cómo citar

Ferreira Sobrinho, C. A. (2020). Turismo Militar na Baía de Guanabara: o uso do patrimônio histórico no seu entorno. Turismo E Sociedade, 13(2). https://doi.org/10.5380/ts.v13i2.71468

Número

Sección

Ensaios