Turismo Social: o modelo do Serviço Social do Comércio (SESC)

Autores

  • Everson Emanoel Marcos de Araujo Vargas UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná - Campus de Apucarana
  • Tatiana Colasante Universidade Federal do Maranhão (UFMA, Campus São Bernardo)

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v11i3.62621

Palavras-chave:

Turismo, SESC, Turismo Social, Viabilidade

Resumo

O presente artigo visa contextualizar e analisar o programa de turismo social desenvolvido e implementado pelo Serviço Social do Comércio (SESC), pautado nas diretrizes de sustentabilidade e promoção do acesso ao turismo para todas as pessoas. O modelo atende as demandas sociais e se mostra economicamente viável, constituindo-se em uma boa oportunidade para empresas ou empreendimentos turísticos nos períodos de baixa temporada, oferecendo serviços a baixo custo capazes de promover a atividade turística socialmente inclusiva sem representar grandes prejuízos para o prestador do serviço. Os resultados apresentados são decorrentes de pesquisa bibliográfica e documental no ano de 2018 e indicam a necessidade de se pensar em investimentos no turismo social como forma de turismo democrático e acessível a todas as pessoas na qualidade de direito social e que se desenvolve à margem do mercado turístico tradicional.

Biografia do Autor

Everson Emanoel Marcos de Araujo Vargas, UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná - Campus de Apucarana

Formação acadêmica: Graduando do Curso de Turismo da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Apucarana. Atividade profissional: Soldado no Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná.

Tatiana Colasante, Universidade Federal do Maranhão (UFMA, Campus São Bernardo)

Formação acadêmica: Graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade Norte do Paraná; Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina; Especialização em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina; Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina; Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Campus Presidente Prudente. Atividade profissional: Professora Adjunta do Curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA, Campus São Bernardo).

Downloads

Publicado

19-03-2019

Como Citar

Vargas, E. E. M. de A., & Colasante, T. (2019). Turismo Social: o modelo do Serviço Social do Comércio (SESC). Turismo E Sociedade, 11(3). https://doi.org/10.5380/tes.v11i3.62621

Edição

Seção

Artigos