Turismo Social: o modelo do Serviço Social do Comércio (SESC)
DOI:
https://doi.org/10.5380/tes.v11i3.62621Palavras-chave:
Turismo, SESC, Turismo Social, ViabilidadeResumo
O presente artigo visa contextualizar e analisar o programa de turismo social desenvolvido e implementado pelo Serviço Social do Comércio (SESC), pautado nas diretrizes de sustentabilidade e promoção do acesso ao turismo para todas as pessoas. O modelo atende as demandas sociais e se mostra economicamente viável, constituindo-se em uma boa oportunidade para empresas ou empreendimentos turísticos nos períodos de baixa temporada, oferecendo serviços a baixo custo capazes de promover a atividade turística socialmente inclusiva sem representar grandes prejuízos para o prestador do serviço. Os resultados apresentados são decorrentes de pesquisa bibliográfica e documental no ano de 2018 e indicam a necessidade de se pensar em investimentos no turismo social como forma de turismo democrático e acessível a todas as pessoas na qualidade de direito social e que se desenvolve à margem do mercado turístico tradicional.