Reflexões sobre capital social e turismo comunitário no Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil

Autores

  • Clébia Bezerra da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Moema Hofstaetter Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Orlando Miguel Pestana Alcobia Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v11i3.61405

Palavras-chave:

Turismo, Turismo Comunitário, Capital Social, Maxaranguape

Resumo

Compreender a influência do capital social no desenvolvimento do turismo comunitário, a partir da experiência ocorrida no município de Maxaranguape, no Estado do Rio Grande do Norte (Brasil), foi objetivo do presente artigo. A metodologia utilizada apresentou uma abordagem qualitativa preconizada por Bauer (2002), tendo utilizado, como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas e não diretivas junto aos atores envolvidos na ação. Para a leitura dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo conforme proposto por Bardin (2009). Os resultados mostraram que as ações não tiveram continuidade para o desenvolvimento do turismo comunitário bem como foi constatada a falta de engajamento, tanto das pessoas quanto de organizações, suficiente para alavancar a implementação do turismo comunitário. Como conclusão teve-se que, no Assentamento Novo Horizonte II, o capital social foi baixo, o que contribuiu definitivamente para a não continuidade das ações de turismo comunitário.

Biografia do Autor

Clébia Bezerra da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Formação acadêmica: Bacharelado em Turismo, Especialização em Educação e Sustentabilidade Ambiental, Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutoranda em Turismo - PPGTUR-UFRN. Atividade profissional: Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Membro do Laboratório de Pesquisas e Estudos Turísticos e Grupo de Pesquisa Turismo, Sociedade & Território.

Moema Hofstaetter, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Formação acadêmica: Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais pelo Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e doutoranda pelo Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Orlando Miguel Pestana Alcobia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Formação acadêmica: Graduação em Gestão Hoteleira pela Universidade do Algarve (Portugal), Mestrado em Gestão Estratégica de Destinos Turísticos pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (Portugal) e doutorando em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atividade profissional: professor universitário na Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane pertencente à Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique).

Downloads

Publicado

19-03-2019

Como Citar

Silva, C. B. da, Hofstaetter, M., & Alcobia, O. M. P. (2019). Reflexões sobre capital social e turismo comunitário no Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil. Turismo E Sociedade, 11(3). https://doi.org/10.5380/tes.v11i3.61405

Edição

Seção

Artigos