Neoliberalismo e Percepções da Importância do Turismo em Moçambique: Uma Discussão Crítica e Prática

Autores

  • Fidel Terenciano Universidade Catolica de Mocambique, Universidade Federal de São Carlos
  • Cornelio Raimundo Mucache Universidade Metodista de Piracicaba
  • Antonio Salião Universidade Católica de Mocambique

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v11i1.58600

Palavras-chave:

Turismo, Neoliberalismo, Desenvolvimento, Moçambique.

Resumo

Neste estudo se analisa o turismo em Moçambique e a influência do neoliberalismo na construção dos saberes políticos para gestão da actividade turística per si. Desde os tempos, esta actividade sempre foi associada ao processo de geração de renda e empregabilidade, e que contribui para o desenvolvimento das localidades a qual se opera, mas este ethos é interlaçado pela visão pragmática do capitalismo e suas metamorfoses. Metodologicamente, o artigo foi desenvolvido seguindo a abordagem uni-nível, isto é, construção de variações considerando a percepção neoliberal do turismo em Moçambique, seguindo de uma pesquisa bibliografia e documental sobre os dados do turismo e as dinâmicas desta actividade em Moçambicano. Os resultados constataram que apesar das politicas do turismo em Moçambique possuir um viés economicista, contribui também no desenvolvimento da comunidade, produzindo renda e emprego nos locais turísticos. Alias, verifica-se a necessidade de trabalho conjunto entre os diversos operadores, com vista a dar reposta as exigências do mercado, e considerar a dimensão conservação e coordenação de políticas que permite a diversificação da base produtiva que inclua o turismo.

Biografia do Autor

Fidel Terenciano, Universidade Catolica de Mocambique, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Ciência Política na Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique. Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas – UFPA e Doutorando em Ciência Política na UFSCar e pesquisador no Centro de Estudos de Partidos Políticos da UFSCar/CNPq - Brasil. Professor e Investigador na Universidade Católica de Moçambique – Faculdade de Gestão de Turismo e Informática - FGTI - Pemba.

Cornelio Raimundo Mucache, Universidade Metodista de Piracicaba

Graduação em Teologia pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores – ITESP. Graduado em Filosofia  pela Universidade São Tomás de Moçambique. Doutorando em Educação, com ênfase em História e Filosofia da Educação – UNIMEP/Brasil. Professor da Rede Estadual de Educação - São Paulo. - FGTI - Pemba.

Antonio Salião, Universidade Católica de Mocambique

Graduação em Economia e Gestão na Universidade Católica de Moçambique. Professor na Universidade Católica de Moçambique - FGTI - Pemba. Estudante no curso de doutorado em Economia na Universidade Católica de Porto - Bussines School. Professor da Rede Estadual de Educação - São Paulo. - FGTI - Pemba.

Downloads

Publicado

09-12-2018

Como Citar

Terenciano, F., Mucache, C. R., & Salião, A. (2018). Neoliberalismo e Percepções da Importância do Turismo em Moçambique: Uma Discussão Crítica e Prática. Turismo E Sociedade, 11(1). https://doi.org/10.5380/tes.v11i1.58600

Edição

Seção

Artigos