Turismo de base comunitária: uma possibilidade no Morro do Vidigal (Rio de Janeiro, Brasil)?

Autores

  • Lívia da Silva Godinho Faculdades São José
  • Viviane Soares Lança Faculdades São José

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v11i1.57288

Palavras-chave:

Turismo, Turismo de base comunitária, Favela, Morro do Vidigal.

Resumo

Neste estudo se aponta, de modo exploratório, a realidade do turismo comunitário em uma das principais favelas do Rio de Janeiro (Brasil), o Vidigal. Favela que tem se tornado, por vezes, local permanente de moradia de um número elevado de visitantes. A metodologia do trabalho foi baseada em visitas de campo com observação não participante, entrevistas semiestruturadas com moradores locais escolhidos aleatoriamente para melhor andamento da pesquisa e, ainda, pesquisas bibliográficas, referentes ao Turismo de Base Comunitária, feitas a partir da visão de autores e jornalistas que se dedicaram ao estudo das comunidades cariocas. Durante a execução do trabalho foi possível encontrar, entre outros resultados, as seguintes implicações: presença de projetos sociais na comunidade, forte cooperação dos moradores a estes projetos, alguns desafios após a implantação da Polícia Pacificadora e outros entraves, apresentados no artigo, que dificultam o adequado desenvolvimento do turismo na localidade.

Biografia do Autor

Lívia da Silva Godinho, Faculdades São José

Formação: Graduação em Turismo (Bacharelado) pelas Faculdades São José. Atividade profissional: Consultora de viagens no Hotel Urbano.

Viviane Soares Lança, Faculdades São José

Formação: Graduação em Turismo (Bacharelado) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); MBA em Gestão Hoteleira pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Mestrado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade - CPDA/UFRRJ. Atividade profissional: Docente do curso de Turismo das Faculdades São José; Instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC.

Downloads

Publicado

11-08-2018

Como Citar

Godinho, L. da S., & Lança, V. S. (2018). Turismo de base comunitária: uma possibilidade no Morro do Vidigal (Rio de Janeiro, Brasil)?. Turismo E Sociedade, 11(1). https://doi.org/10.5380/tes.v11i1.57288

Edição

Seção

Artigos