A competitividade entre destinos na era digital: Uma análise do potencial das mídias sociais no incremento da atratividade turística do destino Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v10i3.54966

Palavras-chave:

Turismo, Competitividade, Destinos, Estratégia, Redes Sociais.

Resumo

As ferramentas baseadas nas mídias digitais se tornaram indispensáveis na promoção turística e nesse cenário em que a competitividade é um imperativo, a Web e as redes sociais são os novos espaços de disputa entre os destinos. Neste trabalho se discute o papel das mídias digitais, em especial as redes sociais, na competitividade dos destinos por meio de uma apreciação das estratégias de promoção de Portugal. É também discutida a mudança provocada pelas redes sociais na maneira de pensar o marketing dos destinos. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, foram confrontados os resultados do destino Portugal com as ações nas redes sociais realizadas no período de 2011 a 2016. Buscou-se uma correspondência entre estratégias com base nas redes sociais e a competitividade. Foi possível afirmar a importância das redes sociais para o marketing de destinos, contudo sem respaldo para confirmar que sejam decisivas para a competitividade ou que haja uma relação explícita de causa e efeito.

Biografia do Autor

Anderson Leonardo de Castro Seabra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Formação: Graduação em Administração e Comunicação Social (Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais pelo PPEUR (UFRN) e Doutorando em Turismo pelo PPGTUR (UFRN). Atividade profissional: Consultor em Gestão de Marketing e Branding.

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Publicado

11-01-2018

Como Citar

Seabra, A. L. de C. (2018). A competitividade entre destinos na era digital: Uma análise do potencial das mídias sociais no incremento da atratividade turística do destino Portugal. Turismo E Sociedade, 10(3). https://doi.org/10.5380/tes.v10i3.54966

Edição

Seção

Artigos