Teoria Ator-rede e análise do turismo: um novo paradigma?

Autores

  • Gustavo Aveiro de Araujo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Lobo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v10i2.50454

Palavras-chave:

Turismo, Teoria Ator-rede, Epistemologia do Turismo, Tourismscapes

Resumo

Este artigo teve como objetivos apresentar a Teoria Ator-rede (ANT), evidenciar sua aproximação com as pesquisas em Turismo e refletir sobre o possível surgimento de um novo paradigma dos estudos turísticos. A perspectiva analítica que a  ANT oferece demonstrou-se viável para a interpretação e análise do turismo devido à sua capacidade em lidar com a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade do fenômeno turístico, por meio da ênfase no materialismo relacional intrínseco ao conceito de “tradução”. Inicialmente ensaiou-se as principais características da Teoria Ator-rede, apresentando suas origens e alguns de seus conceitos-chave, tradução, rede e ator. À continuação, discutiu-se os desdobramentos epistemológicos e ontológicos dos estudos em turismo realizados a partir desta visão. Com intuito de direcionar o leitor para uma possível utilização da ANT nas pesquisas em turismo, fez-se uma explanação de alguns estudos que abordaram o turismo à luz da ANT, e das implicações metodológicas implícitas nesse tipo de análise espacial. A pesquisa teve como base uma extensa revisão de literatura sobre o tema Turismo e Teoria Ator-rede, realizada no período entre março de 2015 a fevereiro de 2017. As buscas de artigos e teses foram realizadas predominantemente junto às bases de dados disponíveis para assinantes do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e em bancos de dados, teses de Universidades e órgãos de fomento à pesquisa, disponíveis na Internet.

Biografia do Autor

Gustavo Aveiro de Araujo, Universidade Federal de Minas Gerais

Formação: Graduação em Turismo (Bacharelado) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestrado em Cultura e Turismo pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Santa Cruz (UFBA/UESC) e Doutorando em Geografia / Organização do Espaço na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atividade profissional: Professor Adjunto do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Carlos Lobo, Universidade Federal de Minas Gerais

Formação: Bacharelado e Licenciado em Geografia (UFMG), Mestrado em Geografia (UFMG), Doutorado em Geografia (UFMG). Atividade profissional: Professor Adjunto do Curso de Geografia (UFMG) e Docente credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais e em Geografia (UFMG). Bacharelado em Turismo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

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Publicado

2017-06-24

Como Citar

Araujo, G. A. de, & Lobo, C. (2017). Teoria Ator-rede e análise do turismo: um novo paradigma?. Turismo E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.5380/tes.v10i2.50454

Edição

Seção

Artigos