A Cultura de Veraneio e a produção do espaço da Região Metropolitana da Baixada Santista (São Paulo, Brasil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v10i1.49250

Palavras-chave:

Turismo, Região Metropolitana da Baixada Santista, Cultura de Veraneio, Ocupação Territorial

Resumo

Este estudo se propõe a examinar os impactos do fenômeno “Cultura de Veraneio” sobre a configuração territorial do trecho do litoral paulista correspondente à Baixada Santista (São Paulo, Brasil). A área em estudo configura uma região metropolitana que engloba os municípios de Bertioga, Guarujá, Cubatão, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Peruíbe e Itanhaém. A “Cultura de Veraneio” é compreendida neste contexto como o costume de passar o verão fora do domicílio habitual. A partir de pesquisa documental e elaboração de mapas, baseados em dados obtidos entre 2010 e 2014, que possibilitaram a comparação entre os imóveis ocupados pela população residente e a população flutuante, foi possível notar um padrão espacial decorrente da reinvenção da praia como espaço de lazer. Com o advento da Cultura de Veraneio, a função do litoral paulista se transformou e novas cidades surgiram ou foram reinventadas, não mais pelos processos econômicos que ali se desempenhavam, mas por vocação turística.

Biografia do Autor

Maria Angela de Abreu Cabianca, Universidade Anhembi Morumbi

Bacharel em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Mestrado em Ecologia pelo Instituto de Biociências (IBio-USP), Doutorado em Saúde Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP). Atividade profissional: Docente dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Turismo, Hotelaria e Ciências Biológicas, e colaboradora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi.

Luis Henrique de Souza, Universidade Anhembi Morumbi

Discente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhembi Morumbi. Bolsista do Programa de Iniciação Científica do CNPq.

Downloads

Publicado

30-04-2017

Como Citar

Cabianca, M. A. de A., & Souza, L. H. de. (2017). A Cultura de Veraneio e a produção do espaço da Região Metropolitana da Baixada Santista (São Paulo, Brasil). Turismo E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.5380/tes.v10i1.49250

Edição

Seção

Artigos