Open Journal Systems

Agente de viagens ou consultor de viagens? O perfil profissional da Agência Viajar Faz Bem de Campo Mourão (Paraná/PR, Brasil) para atuação com consultoria de viagens

Anna Caroline dos Santos Oliveira, Carla Caroline Holm

Resumo


A globalização e a evolução tecnológica promovem mudanças nos mais diversos setores do mundo o tempo todo e para poder acompanhar tais transformações, a atividade turística precisou se reinventar para que deste modo pudesse se manter em um mercado de alta competitividade. Estes processos deram origem ao consultor de viagens atuando no agenciamento, porém existem algumas divergências em relação à prestação de serviço destes profissionais quando comparada aos dos agentes de viagens e diante disso, nesse trabalho se discutiu acerca de qual seria o perfil deste profissional e quais os diferenciais necessários para a sua atuação no mercado. O objetivo geral consistiu em verificar a possibilidade de atuação no segmento de consultoria de viagens pela Agência Viajar Faz Bem de Campo Mourão (Paraná/PR, Brasil) e por meio de revisão bibliográfica, observação de campo e entrevistas com a equipe do empreendimento, o estudo de caso revelou que o consultor de viagens estaria primeiramente preocupado com a segurança, satisfação e atendimento personalizado do cliente final, de modo que este poderia ser um mercado mais explorado pela agência de viagens abordada no presente trabalho.


Palavras-chave


Turismo; Agente de Viagens; Consultor de Viagens

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v10i1.48738