Inclusão social para pessoas com Síndrome de Down: Análise de uma visita guiada pelo Congresso Nacional (Brasília, Brasil)
Resumo
Realizou-se esse estudo com a intenção de identificar a contribuição de um passeio de lazer, e por vezes turístico, no desenvolvimento intelectual e social de pessoas com síndrome de Down, considerando suas características físicas e psicológicas. A pesquisa teve abordagem qualitativa com técnicas bibliográfica, documental e de levantamento, sendo realizada durante uma visita guiada em maio de 2012 no Congresso Nacional (Brasília, Brasil) por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos pais e responsáveis e às pessoas com síndrome de Down. Entrevistou-se, ainda, o coordenador de Educação Inclusiva do Distrito Federal para compreender as políticas de inclusão desse grupo social. Na pesquisa se observou o comportamento dos jovens com síndrome de Down durante a visita guiada no Congresso Nacional. Como resultado, foi possível verificar que as atividades de lazer e turísticas podem ser ferramentas no desenvolvimento educacional e fator de maior inclusão social.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v9i3.48489
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