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Turismo e pedestrianismo: reflexões acerca da Via Algarviana/Portugal

Jean Carlos Vieira Santos, Wilton de Araújo Medeiros, Vinicius Polzin Druciaki

Resumo


No presente artigo se aborda o pedestrianismo como oferta complementar aos produtos “turismo e sensibilização ecológica e cultural” no destino turístico internacional Algarve, sul de Portugal, num projeto desenvolvido pela Associação de Defesa do Patrimônio Cultural e Ambiental do Algarve (ALMARGEM). Esse trabalho tem assumido relevância nas primeiras décadas do século XXI, no contexto do destino turístico e da cidade de Loulé (Portugal), sede da referida Organização Não Governamental (ONG). A experiência tem como chave interpretativa o desdobramento das reflexões acerca da inovação estratégica do produto “pedestrianismo”, praticado no percurso denominado Via Algarviana. Esta é uma rota pedestre que liga a cidade de Alcoutim ao Cabo de São Vicente (Vila do Bispo), com extensão de 300 km – tal aspecto é resultado de uma investigação de fontes escritas, orais e de páginas da internet. Ademais, há uma análise teórica do turismo na conjuntura da sustentabilidade, a partir da obra portuguesa “Compêndio de Economia Regional” (SILVA; PERNA, 2005).


Palavras-chave


Turismo; Via Algarviana; Pedestrianismo; Destino Algarve; Portugal

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v10i1.48122