A História do Turismo: epítome das mudanças

Autores

  • Sérgio Kaoru Nakashima Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Maria del Carmen Matilde Huertas Calvente Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v9i2.43151

Palavras-chave:

Turismo, Processo Histórico, Mudanças.

Resumo

O texto deste artigo foi produzido com o objetivo de, através de revisão bibliográfica, identificar e compreender os principais aspectos dos processos sociais históricos que culminaram na importância contemporânea da atividade turística. Por ser um exercício de síntese, se privilegiou as informações relativas ao mundo ocidental, na passagem do turismo ainda como uma atividade realizada especialmente por pequenos grupos que podiam realizar deslocamentos espaciais até hoje, quando a viagem passa a ser um desejado objeto de consumo e praticada pela grande maioria das pessoas. Para isso, mudanças econômicas, sociais e tecnológicas tiveram que ocorrer e são abordadas no contexto da história do turismo. Por exemplo, as formas de hospedagem e os meios de deslocamento passaram por significativas transformações, com mudanças ligadas a determinados momentos na história da humanidade, transformações que passaram a permitir o deslocamento de imensa massa de turistas através do planeta.

Biografia do Autor

Sérgio Kaoru Nakashima, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Formação: Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Discente do Mestrado em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atividade profissional: Professor de Rede Estadual de Ensino do Paraná.

Maria del Carmen Matilde Huertas Calvente, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Formação: Graduação, Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Atividade profissional: Docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2016-12-24

Como Citar

Nakashima, S. K., & Huertas Calvente, M. del C. M. (2016). A História do Turismo: epítome das mudanças. Turismo E Sociedade, 9(2). https://doi.org/10.5380/tes.v9i2.43151

Edição

Seção

Artigos