O fantástico discurso ou o discurso fantástico: o papel da Rede Globo (Brasil) na construção de um comportamento orientado ao turismo

Autores

  • Dianine Censon Universidade Federal de Pelotas
  • Marcio Silva Rodrigues Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v8i3.41658

Palavras-chave:

Turismo, Discurso, Análise Crítica do Discurso, Mídia, Rede Globo.

Resumo

Dado seu alcance e centralidade, a mídia parece ter um importante papel no processo de formação educacional dos indivíduos. Considerando isso, neste trabalho se analisou, no contexto da Copa do Mundo da Fédération Internationale de Football Association - FIFA 2014 realizada no Brasil, o papel da Rede Globo na construção de um comportamento orientado ao turismo. O método utilizado foi a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001), enfatizando a análise da prática discursiva dos episódios da série Vamos Fazer Bonito (2013), do programa Fantástico, sempre levando em consideração o contexto no qual aqueles eventos discursivos foram produzidos. A série acabava por descrever problemas baseados em insucessos do Estado e prescrever soluções a partir de exemplos de ações empresarias e/ou individuais. Os principais resultados levaram a compreender que a emissora, a partir do seu posicionamento na série, contribuiu no processo de educação dos espectadores com discursos orientados ao enfraquecimento do Estado e à valorização da iniciativa privada como símbolo de eficiência e de desenvolvimento.

Biografia do Autor

Dianine Censon, Universidade Federal de Pelotas

Formação: Graduação em Turismo e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) no Instituto de Filosofia, Sociologia e Política.

Marcio Silva Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas

Formação: Graduação em Administração pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Mestrado e Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atividade profissional: Professor no Departamento de Administração e Turismo da Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

21-06-2016

Como Citar

Censon, D., & Rodrigues, M. S. (2016). O fantástico discurso ou o discurso fantástico: o papel da Rede Globo (Brasil) na construção de um comportamento orientado ao turismo. Turismo E Sociedade, 8(3). https://doi.org/10.5380/tes.v8i3.41658

Edição

Seção

Artigos