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Midiatização e espetacularização do turismo

Lauro Almeida de Moraes, José Manoel Gonçalves Gândara

Resumo


Este artigo baseia-se em discussão iniciada na dissertação de mestrado de um dos autores (MORAES, 2012) e apresentada em congresso por Moraes et al. (2015), a qual preconiza que a teatralidade envolve a comunicação promovida pelo turismo. Os lugares preparam-se para captar e direcionar o olhar do turista, bem como este busca determinados aspectos locais já consagrados. Neste aspecto, influi também o conteúdo divulgado pelos meios de comunicação de massa, que, comumente, também acionam o espetáculo e demandam a adaptação dos atrativos turísticos à lógica do discurso midiático. O artigo tem como objetivo, portanto, refletir acerca da midiatização e espetacularização do turismo, destacando as características elementares que denotam a presença do espetáculo nos destinos turísticos. Recorreu-se a uma revisão bibliográfica com recorte sócio-antropológico, capaz de fornecer subsídios para pesquisas empíricas. Defende-se então que a midiatização e a cultura do espetáculo contemporânea produzem novas formas de relações sociais e modelos de experiência. Desta forma, o turismo, como atividade socioeconômica indissociável da atual vida cotidiana, orienta-se pela lógica do “infoentretenimento”.


Palavras-chave


Turismo; Cultura; Mídia; Espetáculo; Performance.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v9i1.40435