Midiatização e espetacularização do turismo

Autores/as

  • Lauro Almeida de Moraes Universidade Federal do Paraná
  • José Manoel Gonçalves Gândara Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v9i1.40435

Palabras clave:

Turismo, Cultura, Mídia, Espetáculo, Performance.

Resumen

Este artigo baseia-se em discussão iniciada na dissertação de mestrado de um dos autores (MORAES, 2012) e apresentada em congresso por Moraes et al. (2015), a qual preconiza que a teatralidade envolve a comunicação promovida pelo turismo. Os lugares preparam-se para captar e direcionar o olhar do turista, bem como este busca determinados aspectos locais já consagrados. Neste aspecto, influi também o conteúdo divulgado pelos meios de comunicação de massa, que, comumente, também acionam o espetáculo e demandam a adaptação dos atrativos turísticos à lógica do discurso midiático. O artigo tem como objetivo, portanto, refletir acerca da midiatização e espetacularização do turismo, destacando as características elementares que denotam a presença do espetáculo nos destinos turísticos. Recorreu-se a uma revisão bibliográfica com recorte sócio-antropológico, capaz de fornecer subsídios para pesquisas empíricas. Defende-se então que a midiatização e a cultura do espetáculo contemporânea produzem novas formas de relações sociais e modelos de experiência. Desta forma, o turismo, como atividade socioeconômica indissociável da atual vida cotidiana, orienta-se pela lógica do “infoentretenimento”.

Biografía del autor/a

Lauro Almeida de Moraes, Universidade Federal do Paraná

Graduação em Comunicação Social (Bacharelado) e Especialização em Políticas Públicas e Projetos Sociais pela Universidade Vale do Rio Doce (Governador Valadares, MG, Brasil), Mestrado em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus, BA, Brasil). Doutorando em Geografia na Universidade Federal do Paraná (Curitiba, PR, Brasil). Atividade profissional: Atua como jornalista há doze anos, com reportagens exibidas pela Rede Globo e publicadas pelo jornal O Estado de São Paulo. Professor em cursos de Comunicação desde 2005. Editor da Revista Geografar (ISSN: 1981-089X).

José Manoel Gonçalves Gândara, Universidade Federal do Paraná

Graduação em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Doutorado em Turismo e Desenvolvimento Sustentável (ULPGC, Las Palmas de Gran Canaria, Espanha). Atividade profissional: Professor e pesquisador do Departamento de Turismo, do Mestrado em Turismo e do Mestrado e Doutorado em Geografia da Universidade Federal do Paraná.

Publicado

2016-08-30

Cómo citar

Moraes, L. A. de, & Gândara, J. M. G. (2016). Midiatização e espetacularização do turismo. Turismo E Sociedade, 9(1). https://doi.org/10.5380/tes.v9i1.40435

Número

Sección

Artigos