Open Journal Systems

Análise dos valores organizacionais na “indústria hoteleira” dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo (Brasil)

Thaís Ribeiro Niedzwiecki, Andréia de Lima, Rogério João Lunkes

Resumo


Os valores organizacionais são parte fundamental da cultura corporativa de uma empresa. Eles representam os princípios compartilhados, as convicções dominantes, aquilo em que as pessoas de uma organização acreditam. Diante da representatividade do tema para as organizações e da escassez de estudos sobre valores organizacionais no setor hoteleiro, neste estudo se analisou os valores organizacionais em hotéis dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo (Brasil). Para atingir tal objetivo, realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e análise de conteúdo.
A relação dos hotéis investigados foi retirada do website da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo - região Sudeste do Brasil - totalizando 381 empresas hoteleiras. A maioria delas possuía endereço eletrônico disponível, porém a amostra foi composta por 31 hotéis que divulgaram nele seus valores. A partir de então foram analisados quais os elementos estavam presentes nos valores organizacionais desses hotéis. Os resultados mostraram que quando analisados em categorias, os valores relativos à harmonia foram os mais adotados pelos hotéis, seguidos de valores inerentes ao comprometimento e autonomia. Os elementos de destaque foram “ética” e “sustentabilidade”, bem como, “lealdade”, “excelência”, “atitude positiva”, “companheirismo”, “comprometimento”, “responsabilidade social”, “cordialidade”, “crescimento” e “motivação” apresentando a maior frequência dentre os valores organizacionais divulgados pelos hotéis.


Palavras-chave


Turismo; Valores organizacionais; Hotéis; Cultura corporativa.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v9i1.40380