Turismo de base comunitária: uma experiência na Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento do Rio Sagrado (Morretes, Paraná, Brasil)

Autores/as

  • Liliane Cristine Schlemer Alcântara Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
  • Shimene Feuser Universidade Regional de Blumenau (FURB).
  • Carlos Alberto Cioce Sampaio Programa de Pós-Graduação (PPG) em Gestão Urbana/PUCPR e Desenvolvimento Regional/FURB. PPG de Meio Ambiente e Desenvolvimento, e Turismo/UFPR.

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v8i2.39332

Palabras clave:

Turismo de base comunitária, Zona de educação para o ecodesenvolvimento, Identidade cultural.

Resumen

Frente às inovações tecnológicas e mudanças na organização de trabalho no meio rural, priorizou-se um modelo de desenvolvimento que privilegiasse a conservação da cultura rural, mais solidária, inclusiva e a preservação da biodiversidade. Neste sentido, o objetivo deste artigo está em analisar a contribuição do turismo de base comunitária na preservação da identidade cultural na Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento da Microbacia Hidrográfica do Rio Sagrado, em Morretes (Paraná, Brasil). A abordagem metodológica resulta de um esforço de pesquisa-ação realizado entre 2006 e 2012 junto a Zona Laboratório de Educação para o Ecodesenvolvimento na Microbacia do Rio Sagrado. Percebeu-se que o turismo de base comunitária se apresentava como uma estratégia de sobrevivência e de conservação dos modos de vida e da biodiversidade, oportunizando às pequenas comunidades geração de renda e desenvolvimento local. Além disso, possibilitando o bem estar comum e garantindo a sobrevivência de seus membros, preservando sua identidade cultural.

Biografía del autor/a

Liliane Cristine Schlemer Alcântara, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Formação: Graduação em Administração pela Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM/RS), Mestrado em Administração (FAESP/SP), Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) com sandwich em Mondragon Unibertsitatea (MU) - Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación (HUHEZI) (Espanha). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Públicas (NPP). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES - Processo N. 381/2014-04. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq: chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº 43/2013. Professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Shimene Feuser, Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Formação: Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Regional de Blumenau (FURB/SC), Mestrado em Desenvolvimento Regional (FURB/SC), Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Públicas (NPP). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Carlos Alberto Cioce Sampaio, Programa de Pós-Graduação (PPG) em Gestão Urbana/PUCPR e Desenvolvimento Regional/FURB. PPG de Meio Ambiente e Desenvolvimento, e Turismo/UFPR.

Formação: Graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC com sandwich em Economia Social pela École dês Hautes Études en Sciences Sociales, França. Pós-Doutor em Ciências Ambientais pela Washington State School, USA, em Cooperativismo Corporativo pela Univesidad de Mondragón, Espanha, e em Ecossoecionomia pela Universidad Austral de Chile. Professor dos Programas de Pós-Graduação (PPG) em Gestão Urbana/PUCPR, em Desenvolvimento Regional/FURB e em Meio Ambiente e Desenvolvimento/UFPR. Colaborador do Programa em Turismo/UFPR. Visitante do PPG em Desenvolvimento à Escala Humana e Economia Ecológica/UACh. Pesquisador CNPq. Coordenador Adjunto da Área em Ciências Ambientais/CAPES.

Publicado

2015-08-31

Cómo citar

Alcântara, L. C. S., Feuser, S., & Sampaio, C. A. C. (2015). Turismo de base comunitária: uma experiência na Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento do Rio Sagrado (Morretes, Paraná, Brasil). Turismo E Sociedade, 8(2). https://doi.org/10.5380/tes.v8i2.39332

Número

Sección

Artigos