Desenvolvimento turístico regional: Governança e territorialidade no caso da Oktoberfest Blumenau (Santa Catarina, Brasil)

Autores

  • Leonardo Furtado da Silva Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Oklinger Mantovaneli Jr. Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Carlos Alberto Cioce Sampaio Pesquisador CNPq. Coordenador Adjunto da Área em Ciências Ambientais.

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v7i1.37147

Palavras-chave:

Desenvolvimento Turístico Regional, Territorialidade, Governança, Oktoberfest Blumenau.

Resumo

Este trabalho apresenta como objetivo caracterizar governança e territorialização no produto turístico Oktoberfest Blumenau, identificando suas fases desde o início, em 1984, e elementos de influência no desenvolvimento turístico regional. Resulta de estudo qualitativo analítico-descritivo amparado majoritariamente em fontes primárias por meio de entrevistas semiestruturadas (com gestores estratégicos do evento). Os dados foram correlacionados por meio da análise de conteúdo. Sinteticamente, os resultados do estudo demonstram que o evento passou por um conjunto de fases distintas e expressivas, aqui caracterizadas como territorialidades, propiciadas respectivamente por instâncias de governança, onde o poder público local, comunidade e a iniciativa privada possuem interesses e os mesmos precisam ser ajustados no planejamento e execução deste megaevento. Ou seja, padrões de pactuação para a consecução dos objetivos que dão sustentação ao evento e o caracterizam: fatores culturais, sociais e econômicos.

Biografia do Autor

Leonardo Furtado da Silva, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Graduação em Turismo e Administração Hoteleira pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Mestrado e Doutorando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Pesquisador do Núcleo de Políticas Públicas (NPP/FURB).

Oklinger Mantovaneli Jr., Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Graduação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UNB), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Pós-doutorando em Planejamento e Gestão do Território na Universidade Federal do ABC (PGPGT), Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) e Coordenador do NPP/FURB.

Carlos Alberto Cioce Sampaio, Pesquisador CNPq. Coordenador Adjunto da Área em Ciências Ambientais.

Graduação pela Pontifícia Universidade Católica (PUCSP) e Mestrado (UFSC) em Administração, Doutorado em Engenharia da Produção (UFSC) com sandwich em Economia Social (EHESS, França), Pós-Doutorado em Ecossocioeconomia (UACh, Chile) e Cooperativismo Corporativo (U.Mondragon, Espanha). Professor do Curso de Graduação em Turismo e dos Programas de Pós-Graduação (PPG) em Gestão Urbana (PUCPR) e PPG em Desenvolvimento Regional (FURB) e dos PPG em Meio Ambiente e Desenvolvimento e em Turismo (UFPR). Pesquisador CNPq. Coordenador Adjunto da Área em Ciências Ambientais.

Downloads

Publicado

31-01-2014

Como Citar

Silva, L. F. da, Mantovaneli Jr., O., & Sampaio, C. A. C. (2014). Desenvolvimento turístico regional: Governança e territorialidade no caso da Oktoberfest Blumenau (Santa Catarina, Brasil). Turismo E Sociedade, 7(1). https://doi.org/10.5380/tes.v7i1.37147

Edição

Seção

Artigos