O Planejamento Participativo em Ecoturismo: Estudo de Caso do Parque Estadual “Carlos Botelho” (São Paulo, Brasil)

Autores

  • Caroline da Silva Oliveira Universidade Anhembi Morumbi- São Paulo
  • Luiz Octávio de Lima Camargo Universidade Anhembi Morumbi/Universidade de São Paulo
  • Marielys Siqueira Bueno Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v7i4.36706

Palavras-chave:

Ecoturismo, Turismo sustentável, Planejamento participativo, Parque Estadual “Carlos Botelho”

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar o planejamento participativo no Projeto de Ecoturismo na área de influência do Parque Estadual “Carlos Botelho” (São Paulo, Brasil), do ponto de vista dos participantes. Metodologicamente, optou-se por técnicas qualitativas como o estudo de caso e entrevistas semiestruturadas com cinco participantes representativos de cada um dos segmentos de público envolvidos. Verificou-se que a gestão do Parque possui estreita relação com seu entorno devido ao longo trabalho de cooperação com o município de São Miguel Arcanjo e com as ações do Projeto de Ecoturismo que possibilitaram estreitar a participação e engajamento com os municípios de Tapiraí, Capão Bonito e Sete Barras. Embora o Projeto tenha possibilitado a participação de lideranças formais e informais, inclusive da cadeia produtiva do turismo, constatou-se a dificuldade em gerir este envolvimento e em colocar em prática as decisões tomadas nos processos participativos.

Biografia do Autor

Caroline da Silva Oliveira, Universidade Anhembi Morumbi- São Paulo

Formação: Graduação em Turismo (Bacharelado) pela Universidade Anhembi Morumbi; Docente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-SP).

Luiz Octávio de Lima Camargo, Universidade Anhembi Morumbi/Universidade de São Paulo

Formação: Bacharelado em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); Doutorado em Ciências da Educação (Universidade Sorbonne-Paris 5); Livre-Docente (USP).  Atividade profissional: Professor titular do Programa de Mestrado em Hospitalidade (Universidade Anhembi Morumbi) e professor-colaborador do Mestrado em Turismo da Escola de Artes, Comunicação e Humanidades (EACH/USP Leste).

Marielys Siqueira Bueno, Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo

Formação: Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Bernardo Sayão; Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Goiás e Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Atividade profissional: professora titular do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi.

Downloads

Como Citar

Oliveira, C. da S., Camargo, L. O. de L., & Bueno, M. S. (2014). O Planejamento Participativo em Ecoturismo: Estudo de Caso do Parque Estadual “Carlos Botelho” (São Paulo, Brasil). Turismo E Sociedade, 7(4). https://doi.org/10.5380/tes.v7i4.36706

Edição

Seção

Artigos