A experiência e o flanar como categorias críticas na reflexão das interfaces entre Turismo e Educação

Autores

  • Edemir José Pulita Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v7i4.36236

Palavras-chave:

Processos educacionais, Fenômenos turísticos, Experiência, Flanar.

Resumo

Este artigo está baseado em uma análise dos atos de conhecer e de sobreviver na história da humanidade, na qual buscou-se refletir a respeito destas ações/categorias visando analisar as interfaces possíveis entre a Educação e o Turismo a elas relacionado. A partir desta reflexão pretendeu-se problematizar os links possíveis entre essas duas áreas de conhecimento, propondo-se especificamente a análise a partir dos conceitos de experiência e de flanar, fundamentados em Walter Benjamin (1994). Baseando-se na perspectiva de pesquisa qualitativa de abordagem sócio-histórica, vislumbram-se diferentes possibilidades de análises abrangentes e convergentes dos fenômenos turístico e educacional para as categorias citadas. Tal reflexão mostra-se como uma crítica pertinente tanto das experiências e análises educacionais quanto das questões turísticas na atualidade, apontando-se para a necessidade de reformulação de conceitos e estratégias de análises e de práticas em ambos os campos do conhecimento. A partir da reflexão proposta, vislumbra-se uma contribuição para se avançar na problematização de questões educacionais e turísticas sob novas perspectivas de análise, respondendo a questões atuais em ambos os fenômenos.

Biografia do Autor

Edemir José Pulita, Universidade de Brasília

Formação: Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Mestrado em Engenharia de Mídias para Educação pelo Consórcio EUROMIME: Universidade de Poitiers (França), Universidade Técnica de Lisboa (Portugal) e Universidade Nacional de Educação a Distância (Espanha), revalidado como Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UNB). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Como Citar

Pulita, E. J. (2014). A experiência e o flanar como categorias críticas na reflexão das interfaces entre Turismo e Educação. Turismo E Sociedade, 7(4). https://doi.org/10.5380/tes.v7i4.36236

Edição

Seção

Artigos