A Educação Patrimonial no Turismo Sertanejo de Base Comunitária

Autores

  • Luana Maria Bispo Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v7i2.34176

Palavras-chave:

Turismo, Sertão, Educação, Patrimônio

Resumo

Este artigo visa estabelecer uma reflexão teórica sobre o Turismo Sertanejo de Base Comunitária em diálogo com a Educação Patrimonial enquanto metodologia de apropriação no processo de conscientização, sensibilização dos moradores na estruturação da atividade turística que possui um perfil sustentável de atuação. A partir de uma revisão bibliográfica mostra-se a pretensa contribuição da Educação Patrimonial para o Turismo Sertanejo de Base Comunitária enquanto ação transformadora, focada no desenvolvimento social e no resgate cultural. Destarte, pretende refletir sobre a contribuição da memória individual e coletiva, da identidade e da cidadania, enquanto elementos que propiciam uma construção mais equânime à atividade turística, no despertar do sentimento de pertencimento, focado no processo do reconhecimento dos moradores a partir da cultura, do Patrimônio Histórico Cultural inerente às comunidades. No decorrer do texto não serão apresentados resultados, tendo em vista que não se teve como objeto uma experiência concreta, mas se propõe uma linha de pensamento convergente que demonstre como o Turismo Sertanejo de Base Comunitária pode apropriar-se da Educação Patrimonial no desenvolvimento de suas atividades.

Biografia do Autor

Luana Maria Bispo, Universidade Federal da Paraíba

Formação: Graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Especialização em Turismo de Base Local (UFPB) e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFPB). Atividade profissional: Técnico-Administrativo (UFPB); Tutora EAD da Pós-Graduação em Educação em Direitos Humanos (UFPB).

Downloads

Publicado

30-04-2014

Como Citar

Bispo, L. M. (2014). A Educação Patrimonial no Turismo Sertanejo de Base Comunitária. Turismo E Sociedade, 7(2). https://doi.org/10.5380/tes.v7i2.34176

Edição

Seção

Artigos