Interpretação patrimonial como forma de valorização das edificações e o desenvolvimento turístico do município de Lapa (Paraná, Brasil)

Autores

  • Regina Toffolo
  • Poliana Fabíula Cardozo Unicentro

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v6i4.32952

Palavras-chave:

Turismo, turismo cultural, turismo histórico, patrimônio cultural, interpretações patrimoniais, Lapa (Paraná, Brasil)

Resumo

Por meio da interpretação patrimonial, os visitantes podem ter mais facilidade no ato de uma visita, saber a história de um local, ou alguns pontos relevantes sobre ele. Ela significa enriquecer a experiência de conhecimento. Este artigo teve como objetivo geral identificar as formas de interpretação patrimonial que estavam sendo utilizadas nas visitas na Casa da Câmara e Cadeia, na Casa Lacerda e no Theatro São João, na cidade de Lapa (Paraná, Brasil). Teve como objetivos específicos: analisar o conteúdo e as técnicas que estavam sendo aplicados aos visitantes por meio das interpretações patrimoniais; e traçar um paralelo entre as recomendações que deveriam ser implantadas à interpretação patrimonial nas edificações com a atualidade do local estudado. A pesquisa realizou-se por meio de levantamento bibliográfico e posteriormente, realizou-se a pesquisa de campo, na Lapa, onde foram visitadas e analisadas as edificações acima citadas. Após, constatou-se que os responsáveis pela Casa Lacerda demonstraram ter mais cuidados, no que diz respeito à visitação, pelos meios e técnicas interpretativas encontrados no local, e que as outras duas edificações estavam deficientes nesse quesito. Sem embargo outros resultados foram apurados no corpo do texto.

Biografia do Autor

Regina Toffolo

Graduação em Turismo (Bacharelado) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Poliana Fabíula Cardozo, Unicentro

Graduação em Turismo (Bacharelado) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Mestrado em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atividade profissional: Professora adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) do curso de Turismo. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Etnicidade no Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, imigração árabe, Foz do Iguaçu, cultura árabe e preservação da cultura. Também atua com temas ligados à imigração e diáspora moderna Além de ser líder do Grupo de Pesquisa Grupo de Análise e Planejamento Geocultural e Turístico, desde 2005.

Downloads

Como Citar

Toffolo, R., & Cardozo, P. F. (2013). Interpretação patrimonial como forma de valorização das edificações e o desenvolvimento turístico do município de Lapa (Paraná, Brasil). Turismo E Sociedade, 6(4). https://doi.org/10.5380/tes.v6i4.32952

Edição

Seção

Artigos