Interpretação patrimonial como forma de valorização das edificações e o desenvolvimento turístico do município de Lapa (Paraná, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.5380/tes.v6i4.32952Palavras-chave:
Turismo, turismo cultural, turismo histórico, patrimônio cultural, interpretações patrimoniais, Lapa (Paraná, Brasil)Resumo
Por meio da interpretação patrimonial, os visitantes podem ter mais facilidade no ato de uma visita, saber a história de um local, ou alguns pontos relevantes sobre ele. Ela significa enriquecer a experiência de conhecimento. Este artigo teve como objetivo geral identificar as formas de interpretação patrimonial que estavam sendo utilizadas nas visitas na Casa da Câmara e Cadeia, na Casa Lacerda e no Theatro São João, na cidade de Lapa (Paraná, Brasil). Teve como objetivos específicos: analisar o conteúdo e as técnicas que estavam sendo aplicados aos visitantes por meio das interpretações patrimoniais; e traçar um paralelo entre as recomendações que deveriam ser implantadas à interpretação patrimonial nas edificações com a atualidade do local estudado. A pesquisa realizou-se por meio de levantamento bibliográfico e posteriormente, realizou-se a pesquisa de campo, na Lapa, onde foram visitadas e analisadas as edificações acima citadas. Após, constatou-se que os responsáveis pela Casa Lacerda demonstraram ter mais cuidados, no que diz respeito à visitação, pelos meios e técnicas interpretativas encontrados no local, e que as outras duas edificações estavam deficientes nesse quesito. Sem embargo outros resultados foram apurados no corpo do texto.