Turismo e Parque Eólico: possibilidades para o município de Osório (Rio Grande do Sul, Brasil)

Autores

  • Ângela Goldani

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v6i2.31934

Palavras-chave:

Planejamento turístico, Interpretação Patrimonial, Parque Eólico, Osório.

Resumo

O turismo no litoral norte do estado do Rio Grande do Sul (Brasil) tende a ampliar se houver uma melhor proposta de planejamento, visto que houve um aumento na sua quantidade de potenciais atrativos turísticos, como, por exemplo, a construção do complexo Parque Eólico no município de Osório. O surgimento do parque causou um forte impacto de imagem, além de contribuir para o desenvolvimento do Estado como o maior complexo gerador de energia a partir do vento da América Latina. Este trabalho discute conceitos de turismo, de planejamento turístico, de atrativo turístico e de produto turístico, objetivando principalmente apresentar possibilidades de inserção do Parque Eólico como produto, através do diagnóstico, prognóstico, inventariação e aplicação de técnicas de interpretação patrimonial no local, realizados em junho de 2011, com uma observação simples direta. A pesquisa configurou-se em uma abordagem bibliográfica a respeito do turismo em Osório ligado à existência do parque no município, além de visita técnica com observações locais. A possibilidade de o Parque Eólico ser inserido como produto turístico visa um planejamento responsável e o incremento do turismo no município de Osório, Rio Grande do Sul.

Biografia do Autor

Ângela Goldani

Graduação em Turismo (Bacharelado) e em Ciências Biológicas (Licenciatura); Mestrado em Biociências e Doutorado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Ocupação Profissional: pesquisadora PDJ (CNPq).

Downloads

Publicado

2013-05-14

Como Citar

Goldani, Ângela. (2013). Turismo e Parque Eólico: possibilidades para o município de Osório (Rio Grande do Sul, Brasil). Turismo E Sociedade, 6(2). https://doi.org/10.5380/tes.v6i2.31934

Edição

Seção

Artigos