Potencialidades e limites da relação entre turismo e educação: um estudo no Ensino Fundamental II em escolas públicas municipais de Recife e Olinda (Pernambuco, Brasil)

Autores/as

  • Mariana Albert da Silva Universidade de Estrasburgo
  • Luciana Araújo de Holanda Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Helena Cavalcanti da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Sérgio Rodrigues Leal Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v6i2.31926

Palabras clave:

Turismo, Ensino fundamental, Escola pública, Recife, Olinda

Resumen

RESUMO – Reconhecendo o grande potencial educativo do turismo, tendo em vista seu caráter sociocultural, econômico, ambiental e político, investigou-se como o turismo tem sido trabalhado no Ensino Fundamental II das escolas públicas municipais de Recife e Olinda, principais destinos turísticos do Estado de Pernambuco, Brasil. Foram feitas pesquisas bibliográfica, documental e de campo, que consistiu na aplicação de questionários e na realização de entrevistas com gestores de tais escolas. Constatou-se que nenhuma das escolas pesquisadas incluía o turismo como tema transversal ou como disciplina nos currículos escolares e apenas algumas delas adotavam a prática do turismo pedagógico. Embora o envolvimento dos professores e dos alunos tenha sido satisfatório, a escassez de material didático que relacione turismo e educação, a falta de exemplos práticos para embasar os educadores e as restrições orçamentárias foram apontados como fatores limitantes para a inserção do turismo nestas escolas.

Biografía del autor/a

Mariana Albert da Silva, Universidade de Estrasburgo

Graduação em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Estudante de Licenciatura em Línguas, Literatura e Civilizações Estrangeiras pela Universidade de Estrasburgo (França).

Luciana Araújo de Holanda, Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Turismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Especialização em Planejamento e Gestão Organizacional pela Universidade de Pernambuco (UPE) e em Relações Públicas para o Turismo pela Escola Superior de Relações Públicas (ESURP). Mestrado e Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Departamento de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco (DHT/UFPE).

Maria Helena Cavalcanti da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialização em Administração de Marketing pela Universidade de Pernambuco (UPE) e em Educação a Distância pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá (FIJ). Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela UPE. Professora do Departamento de Hotelaria e Turismo da UFPE.

Sérgio Rodrigues Leal, Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). MBA em Administração de Marketing de Serviços pela UFPE. Mestre em Turismo pela Universidade James Cook (Austrália). Ph. D. pela Universidade de Surrey (Reino Unido). Professor do Departamento de Hotelaria e Turismo da UFPE. 

Publicado

2013-05-14

Cómo citar

Silva, M. A. da, Holanda, L. A. de, Silva, M. H. C. da, & Leal, S. R. (2013). Potencialidades e limites da relação entre turismo e educação: um estudo no Ensino Fundamental II em escolas públicas municipais de Recife e Olinda (Pernambuco, Brasil). Turismo E Sociedade, 6(2). https://doi.org/10.5380/tes.v6i2.31926

Número

Sección

Artigos