Análise SWOT do Projeto de Extensão Comunidade Ativa do Curso de Turismo da UFMA (Brasil)

Autores

  • Saulo Ribeiro dos Santos Universidade Federal do Maranhão
  • Pedro Pereira Ferreira Júnior Ministério da Agricultura
  • Leticia Peret Antunes Hardt PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v6i2.29708

Palavras-chave:

Extensão universitária, Projeto Comunidade Ativa, Análise SWOT.

Resumo

O presente trabalho objetiva estudar as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do Projeto de Extensão Comunidade Ativa do Curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, através da ferramenta de Análise SWOT que permite o estudo do objeto tanto interna, quanto externamente, tendo como base o ano 2011. Este estudo caracteriza-se como bibliográfico e documental, de análise descritiva e qualitativa, e também de observações em campo e entrevistas com todos os sujeitos envolvidos no referido projeto. Para tanto, torna-se necessária a discussão acerca da extensão universitária, além da coleta de dados sobre o Projeto Comunidade Ativa, viabilizando a análise dessas informações e conclusões parciais. Dessa forma, verificou-se que o Projeto Comunidade Ativa destaca-se quanto à sua proposta, fazendo com que o curso em questão e a UFMA se aproximem da comunidade local, reconhecendo sua realidade e seus problemas cotidianos. Por outro lado, se concluiu existir um entrave quanto aos investimentos no projeto, considerados irrisórios, que, por sua vez, estavam comprometendo seu desempenho, tornando-se reflexo de um planejamento pedagógico e administrativo desconexo que ainda não estava tendo a Extensão em uma concepção ampla como uma das prioridades dentro dessa universidade.

Biografia do Autor

Saulo Ribeiro dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Graduação em Turismo pela Faculdade Atenas Maranhense - FAMA. Pós-Graduando em Educação à Distância pela Faculdade Interativa COC. MBA em Turismo: Planejamento, Gestão e Marketing pela Universidade Católica de Brasília - UCB. Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá - UNESA. Doutorando em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Professor Assistente do Curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. projetok� r ���orna-se necessária a discussão acerca da extensão universitária, além da coleta de dados sobre o Projeto Comunidade Ativa, viabilizando a análise dessas informações e conclusões parciais. Dessa forma, verificou-se que o Projeto Comunidade Ativa destaca-se quanto à sua proposta, fazendo com que o curso em questão e a UFMA se aproximem da comunidade local, reconhecendo sua realidade e seus problemas cotidianos. Por outro lado, se concluiu existir um entrave quanto aos investimentos no projeto, considerados irrisórios, que, por sua vez, estavam comprometendo seu desempenho, tornando-se reflexo de um planejamento pedagógico e administrativo desconexo que ainda não estava tendo a Extensão em uma concepção ampla como uma das prioridades dentro dessa universidade.

Pedro Pereira Ferreira Júnior, Ministério da Agricultura

Graduação em Turismo (Bacharelado) pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela UFMA e MBA em Gestão Empresarial pela Escola de Negócios Excellence. Graduando do curso de Administração da Universidade Estadual do Maranhão. Trabalha no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. É técnico em Guia de Turismo (regional) pelo SENAC/MA. Já foi professor contratado da rede estadual de ensino (2010), ministrando aulas das disciplinas Empreendedorismo e Métodos e Técnicas de Pesquisa no Ensino Médio, no curso técnico em Turismo e Hospitalidade. munidadZ� ia���zando a análise dessas informações e conclusões parciais. Dessa forma, verificou-se que o Projeto Comunidade Ativa destaca-se quanto à sua proposta, fazendo com que o curso em questão e a UFMA se aproximem da comunidade local, reconhecendo sua realidade e seus problemas cotidianos. Por outro lado, se concluiu existir um entrave quanto aos investimentos no projeto, considerados irrisórios, que, por sua vez, estavam comprometendo seu desempenho, tornando-se reflexo de um planejamento pedagógico e administrativo desconexo que ainda não estava tendo a Extensão em uma concepção ampla como uma das prioridades dentro dessa universidade.

Leticia Peret Antunes Hardt, PUCPR

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Mestrado em Engenharia Florestal pela UFPR e Doutorado em Engenharia Florestal pela UFPR. Professora Titular (Arquitetura e Urbanismo) e Pesquisadora (Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR. Professora aposentada da UFPR (Arquitetura e Urbanismo). Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq. t� ad���as disciplinas Empreendedorismo e Métodos e Técnicas de Pesquisa no Ensino Médio, no curso técnico em Turismo e Hospitalidade. munidadZ� ia���zando a análise dessas informações e conclusões parciais. Dessa forma, verificou-se que o Projeto Comunidade Ativa destaca-se quanto à sua proposta, fazendo com que o curso em questão e a UFMA se aproximem da comunidade local, reconhecendo sua realidade e seus problemas cotidianos. Por outro lado, se concluiu existir um entrave quanto aos investimentos no projeto, considerados irrisórios, que, por sua vez, estavam comprometendo seu desempenho, tornando-se reflexo de um planejamento pedagógico e administrativo desconexo que ainda não estava tendo a Extensão em uma concepção ampla como uma das prioridades dentro dessa universidade.

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Publicado

14-05-2013

Como Citar

Santos, S. R. dos, Ferreira Júnior, P. P., & Hardt, L. P. A. (2013). Análise SWOT do Projeto de Extensão Comunidade Ativa do Curso de Turismo da UFMA (Brasil). Turismo E Sociedade, 6(2). https://doi.org/10.5380/tes.v6i2.29708

Edição

Seção

Artigos