O turismo de Foz do Iguaçu (Paraná, Brasil) e sua inserção dentro da rede internacional de cidades

Autores/as

  • Cláudia Heloiza Conte Universidade Estadual de maringá

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v6i2.29459

Palabras clave:

Rede Urbana, Turismo, Foz do Iguaçu.

Resumen

O objetivo do presente trabalho é compreender as principais características do turismo enquanto atividade econômica que insere de forma diferenciada a cidade de Foz do Iguaçu em uma rede muita ampla de cidades. Isto permite entender que a análise de uma cidade em determinada rede deve ser efetuada a partir de mecanismos e atividades comerciais e de serviços como percurso ao entendimento das complexas interações espaciais delas decorrentes. Para tanto, realiza-se uma discussão sobre as principais características das redes urbanas e as consequentes transformações ocorridas a partir da década de 1970 nas redes de cidades e também na cidade de Foz do Iguaçu. Contextualiza-se a evolução da atividade turística e posteriormente analisam-se os dois principais atrativos turísticos do município: Cataratas do Iguaçu e Usina Hidrelétrica de Itaipu. A partir destas análises, procura-se verificar a inserção de Foz do Iguaçu na rede internacional de cidades por meio do turismo. 

Biografía del autor/a

Cláudia Heloiza Conte, Universidade Estadual de maringá

Graduação em Turismo e Especialização em Geografia Econômica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora da Faculdade União das Cataratas e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC em Foz do Iguaçu/PR.

Publicado

2013-05-14

Cómo citar

Conte, C. H. (2013). O turismo de Foz do Iguaçu (Paraná, Brasil) e sua inserção dentro da rede internacional de cidades. Turismo E Sociedade, 6(2). https://doi.org/10.5380/tes.v6i2.29459

Número

Sección

Artigos