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O turismo de Foz do Iguaçu (Paraná, Brasil) e sua inserção dentro da rede internacional de cidades

Cláudia Heloiza Conte

Resumo


O objetivo do presente trabalho é compreender as principais características do turismo enquanto atividade econômica que insere de forma diferenciada a cidade de Foz do Iguaçu em uma rede muita ampla de cidades. Isto permite entender que a análise de uma cidade em determinada rede deve ser efetuada a partir de mecanismos e atividades comerciais e de serviços como percurso ao entendimento das complexas interações espaciais delas decorrentes. Para tanto, realiza-se uma discussão sobre as principais características das redes urbanas e as consequentes transformações ocorridas a partir da década de 1970 nas redes de cidades e também na cidade de Foz do Iguaçu. Contextualiza-se a evolução da atividade turística e posteriormente analisam-se os dois principais atrativos turísticos do município: Cataratas do Iguaçu e Usina Hidrelétrica de Itaipu. A partir destas análises, procura-se verificar a inserção de Foz do Iguaçu na rede internacional de cidades por meio do turismo. 


Palavras-chave


Rede Urbana; Turismo; Foz do Iguaçu.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v6i2.29459